Vimágua executa empreitada em Creixomil com o objetivo de valorizar o rio Selho
Obra visa eliminar ligações indevidas entre as redes de drenagem residual e pluvial. Intervenção constitui, a par de outras empreitadas, exemplo do envolvimento ativo da Vimágua na salvaguarda dos rios.
A empresa intermunicipal Vimágua deu início à obra de valorização do rio Selho, com o objetivo de eliminar pontos de contacto entre as redes de drenagem de águas residuais e as redes de drenagem de águas pluviais, na freguesia de Creixomil. A empreitada, que principiou esta quarta-feira, 18 de novembro, representa um investimento de 98.153,45 euros, que será totalmente suportado pela Vimágua.
Durante a realização da obra, cujo período de execução é de três meses, serão intervencionadas 53 caixas de visita unitárias, no sentido da sua duplicação e da separação absoluta dos dois sistemas. Com a realização desta empreitada, perspetivam-se benefícios ambientais e também económicos, atendendo a que serão diminuídas as afluências indevidas ao intercetor das “Águas do Norte, SA” e à ETAR de Serzedelo.
Estes pontos de contacto existem, porquanto as regras técnicas de conceção e execução de redes de drenagem de águas pluviais e de redes de saneamento, até finais da década de oitenta, determinavam a construção de caixas de visita unitárias. Esta realidade está presentemente na origem de problemas de insalubridade devido às escorrências de saneamento para a via pública ou linhas de água, sempre que ocorrem situações de forte e prolongada pluviosidade, em que as águas das chuvas transvasam da conduta de águas pluviais para o coletor de águas residuais ou quando ocorrem obstruções nos coletores de saneamento.
A preservação das linhas de água e a eliminação ou minimização dos impactes ambientais adversos, promovendo a saúde pública e a sustentabilidade ambiental, constituem preocupações fundamentais na atividade desenvolvida pela Vimágua. A empresa intermunicipal agradece a compreensão dos moradores, encontrando-se ao dispor dos vimaranenses através dos meios de contacto habituais: 253 439 560 (telefone), 253 410 444 (fax) ou por intermédio de correio eletrónico <vimagua@vimagua.pt>.
Notícias relacionadas
-
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul -
Remoção da vegetação na Muralha da cidade só é possível após a nidificação do andorinhão-preto
Remoção da vegetação na Muralha da cidade só é possível após a nidificação ...
19 Jul