40% da população abrangida na nova fase de Recolha de Resíduos Orgânicos - Um passo importante para uma cidade mais sustentável
Nova fase conta com alargamento do território abrangido para Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte, Urgezes e N101.
Guimarães está a implementar um ambicioso projeto de gestão de resíduos, através da separação dos resíduos orgânicos, que avança para a segunda fase e conta com um investimento significativo por parte quer do município, quer do governo central. Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente e da Ação Climática, afirma que “esta estratégia inclui a expansão da recolha seletiva dos orgânicos, atingindo 40% da população, e da compostagem comunitária para todas as freguesias do concelho, realçando que a recolha desta fração será realizada pela Empresa Municipal Vitrus”. Com esta fase, realça a vereadora, “Guimarães fica em posição de antecipar as metas nacionais para a recolha desta fração e da importância deste projeto para a neutralidade climática 2030, da Missão das 100 Cidades, que Guimarães assumiu”.
Dalila Sepúlveda, responsável pelo projeto, explicou numa reunião com os presidentes das juntas de freguesia abrangidas, que a adoção do sistema de recolha porta-a-porta tem tido mais adesão da população do que a utilização de contentores de proximidade e atinge maiores taxas de captura, que na fase 1 já atingiu 31%. Quanto à compostagem doméstica, esta superou as expectativas e existem cada vez mais aderentes tendo sido, no primeiro ano, 600 compostores distribuídos por todo o concelho. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, o município isenta a taxa de gestão de resíduos a quem promover a compostagem doméstica.
A estratégia inclui seis etapas: 1. recolha seletiva na origem comunitária; 2. recolha seletiva na origem doméstica; 3. recolha de resíduos verdes por agendamento; 4. recolha seletiva de biorresíduos nas habitações; 5. recolha seletiva no canal Horeca (restauração e similares); e 6. recolha seletiva nos restantes utilizadores não domésticos. As freguesias escolhidas selecionadas para iniciar o projeto são aquelas que possuem maior número de habitantes, com o objetivo de maximizar o impacto e o sucesso da iniciativa.
Este projeto está incluído na RRRCICLO – Estratégia para a Economia Circular de Guimarães, promovido pelo Município, em parceria com o Laboratório da Paisagem, entidade responsável pela área da investigação e desenvolvimento, comunicação e sensibilização da população e também designadamente, junto da comunidade escolar, através do programa PEGADAS. na comunidade escolar.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago