Brigada Verde da União de Freguesias da Cidade assume a promoção de ações de sensibilização
Domingos Bragança realça o “exemplo de boa prática” das Brigadas Verdes, reconhecido pela União Europeia.
A missão da Brigada Verde da Junta da União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião passa por promover ações de sensibilização na comunidade para a sustentabilidade ambiental, proporcionando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a proteção dos recursos naturais. A apresentação decorreu este sábado, 5 de junho, a assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, associou-se às iniciativas que decorreram esta manhã, lembrando que o projeto das Brigadas Verdes “foi reconhecido como uma boa prática pela União Europeia quando apresentamos a nossa candidatura a Capital Verde Europeia” e aponta que “é importante seguirmos, com inteligência, este caminho”, envolvendo a comunidade e as instituições no compromisso global da proteção do ambiente. “Queremos ser referência na Europa e vamos continuar a fazer o nosso caminho. Queremos alcançar esse estatuto e, com o nosso entusiasmo e consciência ecológica, vamos construindo um bom futuro. É fundamental este sentido cívico e o trabalho em comunidade, a começar pelas escolas onde os mais jovens devem ser cada vez mais ouvidos e envolvidos em projetos ambientais. Temos de ter um foco em tudo na vida para sabermos robustecer o caminho que percorremos. Este contributo da União de Freguesias da Cidade acrescenta força ao caminho que decidimos coletivamente percorrer. Desejo que esta Brigada Verde seja de cidadãos ativos e voluntariosos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A Brigada Verde nasce no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde e pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no território. Na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião integram este projeto a Escolas Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (EB23 Egas Moniz), o Agrupamento de Escolas João de Meira (EB1 Oliveira do Castelo) e ainda a Escolas Cenatex e Profitecla, assim como os Escuteiros de S. Dâmaso, Casa da Juventude, Associação Vimaranense para a Ecologia (Ave), Associação Comercial e Tradicional de Guimarães (ACTG) e a Get Green.
O presidente da Junta da UF Oliveira, São Paio e São Sebastião, Rui Porfírio, apontou como objetivo a promoção de campanhas de sensibilização e consciencialização, a fim de “incentivar um papel mais interventivo dos cidadãos na defesa da qualidade do ambiente”. No manifesto apresentado, destaca-se ainda o objetivo de perceber a importância das linhas de água e a sua conservação, entender a relevância da reutilização de materiais, sensibilizar a população para a reciclagem do lixo e estimular novas abordagens sobre temas como a alimentação, a energia, os espaços verdes a qualidade do ar, o ruído ou as alterações climáticas.
Domingos Bragança deixou ainda o repto à comunidade: “cada um deve ser um Eco Cidadão, perceber aquilo que pode melhorar e intervir, nem que seja condenar socialmente o que está mal. Temos de fazer sempre o melhor, nem que demore mais tempo. A pressa de hoje não faz sentido, temos de ter a capacidade de resiliência e vamos seguir o melhor caminho”.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago