Brigada Verde da União de Freguesias da Cidade assume a promoção de ações de sensibilização
Domingos Bragança realça o “exemplo de boa prática” das Brigadas Verdes, reconhecido pela União Europeia.
A missão da Brigada Verde da Junta da União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião passa por promover ações de sensibilização na comunidade para a sustentabilidade ambiental, proporcionando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a proteção dos recursos naturais. A apresentação decorreu este sábado, 5 de junho, a assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, associou-se às iniciativas que decorreram esta manhã, lembrando que o projeto das Brigadas Verdes “foi reconhecido como uma boa prática pela União Europeia quando apresentamos a nossa candidatura a Capital Verde Europeia” e aponta que “é importante seguirmos, com inteligência, este caminho”, envolvendo a comunidade e as instituições no compromisso global da proteção do ambiente. “Queremos ser referência na Europa e vamos continuar a fazer o nosso caminho. Queremos alcançar esse estatuto e, com o nosso entusiasmo e consciência ecológica, vamos construindo um bom futuro. É fundamental este sentido cívico e o trabalho em comunidade, a começar pelas escolas onde os mais jovens devem ser cada vez mais ouvidos e envolvidos em projetos ambientais. Temos de ter um foco em tudo na vida para sabermos robustecer o caminho que percorremos. Este contributo da União de Freguesias da Cidade acrescenta força ao caminho que decidimos coletivamente percorrer. Desejo que esta Brigada Verde seja de cidadãos ativos e voluntariosos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A Brigada Verde nasce no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde e pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no território. Na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião integram este projeto a Escolas Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (EB23 Egas Moniz), o Agrupamento de Escolas João de Meira (EB1 Oliveira do Castelo) e ainda a Escolas Cenatex e Profitecla, assim como os Escuteiros de S. Dâmaso, Casa da Juventude, Associação Vimaranense para a Ecologia (Ave), Associação Comercial e Tradicional de Guimarães (ACTG) e a Get Green.
O presidente da Junta da UF Oliveira, São Paio e São Sebastião, Rui Porfírio, apontou como objetivo a promoção de campanhas de sensibilização e consciencialização, a fim de “incentivar um papel mais interventivo dos cidadãos na defesa da qualidade do ambiente”. No manifesto apresentado, destaca-se ainda o objetivo de perceber a importância das linhas de água e a sua conservação, entender a relevância da reutilização de materiais, sensibilizar a população para a reciclagem do lixo e estimular novas abordagens sobre temas como a alimentação, a energia, os espaços verdes a qualidade do ar, o ruído ou as alterações climáticas.
Domingos Bragança deixou ainda o repto à comunidade: “cada um deve ser um Eco Cidadão, perceber aquilo que pode melhorar e intervir, nem que seja condenar socialmente o que está mal. Temos de fazer sempre o melhor, nem que demore mais tempo. A pressa de hoje não faz sentido, temos de ter a capacidade de resiliência e vamos seguir o melhor caminho”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães já tem contentores para reciclagem de óleo alimentar
Guimarães já tem contentores para reciclagem de óleo alimentar
19 Jun -
Guimarães torna público o Plano de Ação para a Biodiversidade
Guimarães torna público o Plano de Ação para a Biodiversidade
22 Mai