“ExcentriCidade” com cinco eventos no concelho de Guimarães no mês de maio de 2016
Duas iniciativas culturais abrem e três encerram o quinto mês do ano. Vilas de Ronfe e das Taipas acolhem este sábado os dois primeiros eventos que a Câmara Municipal leva ao concelho.
Quatro espetáculos de música e uma sessão de cinema neste mês de maio preenchem o roteiro concelhio do programa de descentralização cultural “ExcentriCidade”, promovido mensalmente pela Câmara Municipal de Guimarães. Dois dos eventos realizam-se já neste primeiro fim de semana, enquanto os restantes três estão agendados para o final do mês.
Este sábado, 07 de maio, às 21:30 horas, na vila das Taipas, o Auditório dos Bombeiros Voluntários recebe a projeção do filme “Mad Max: Estrada da Fúria”, do australiano George Miller, numa parceria com o Cineclube de Guimarães. À mesma hora, o Salão Paroquial de Ronfe é palco da atuação dos vimaranenses “Virar Dasquina”, um grupo que desenvolveu um género muito próprio de pop/rock/fusão, cruzando vários géneros musicais.
Das primeiras experiências em língua inglesa, rapidamente evoluíram para temas em português, tendo sido lançado em dezembro de 2014 o primeiro disco de originais, “Até ao fim do mundo”. O espetáculo, com aproximadamente 80 minutos de duração, incluirá temas do álbum de estreia e outros ainda não editados. Ana Rodrigues ‘Caty’ é a vocalista, Nuno Meneses está nos teclados, João Cunha na bateria, João Alves na guitarra e Mário Ribeiro no baixo.
Três eventos a terminar o mês
Na última sexta-feira de maio, dia 27, às 21:30 horas, há novo espetáculo de música, desta vez na vila de São Torcato, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), na Hemeroteca/Mediateca Educativa. “Captain Boy” é o alter-ego de Pedro Ribeiro, cantor com voz rouca e guitarra a tiracolo que canta histórias que transcendem o tempo. A sonoridade ferrugenta acompanha-o em todas as atuações remetendo para um ambiente intimista, como se o público estivesse a bordo de um barco imaginário. E, assim como o mar, “Captain Boy” é imprevisível e transforma todos os concertos numa viagem distinta.
Os dois últimos eventos do mês, no âmbito do programa “ExcentriCidade”, realizam-se na noite de 28 de maio, ambos às 21:30 horas. Na vila de Moreira de Cónegos, no Centro Pastoral, atua o “Grupo de Fados Cidade Berço”, com Rosa Veloso (voz), Manuel Silva (voz e guitarra) e Artur Mota (viola). Capitulando a tradição secular do fado de Coimbra e Lisboa, o grupo apresenta-se como o reflexo de uma paixão madura, pautada pela interação entre os fervorosos acordes da guitarra portuguesa e o registo humorístico das composições interpretadas.
À mesma hora, na Casa do Povo de Briteiros São Salvador, principia o espetáculo musical “Reportório Osório”, protagonizado pelos “D’Orfeu – Associação Cultural”. Trata-se de uma coleção de canções que alia a escrita sagaz de Luís Fernandes à música de Luís Cardoso, num desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio, em poucas estrofes. O quotidiano das relações afetivas é transformado em canções irónicas, em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem. Com Luís Fernandes (voz e interpretação), Sónia Sobral (acordeão), Luís Cardoso (músicas), Luís Miguel Fernandes (letras) e Léa López (imagem).
Notícias relacionadas
-
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no concelho de Guimarães
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no ...
05 Jul -
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criaçãoNotícias Cultura
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criação
11 Abr