Guimarães é o concelho mais representativo a nível nacional no Galardão Eco-Freguesias XXI
3.ª edição do projeto Eco-Freguesias XXI destaca-se por registar o maior número de participações de sempre. Guimarães conta com a participação de 23 freguesias e mais seis Uniões de Freguesias.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Segundo informação da ABAE, os concelhos de Guimarães e de Pombal são as que apresentam mais freguesias a participar na edição de 2020-2021. Face à edição anterior, são mais 25 freguesias a candidatar-se a este galardão, que visa reconhecer as freguesias mais sustentáveis. Na última edição, Guimarães foi o concelho com mais freguesias galardoadas com o selo “Eco” e no topo desta bienal ficou a freguesia de Caldas das Taipas.
As freguesias candidatas distribuem-se por todo o país, abrangendo todas as regiões, incluindo as Regiões Autónomas. As candidaturas vão começar a ser avaliadas pela Comissão Nacional Eco-Freguesias XXI ainda durante este mês e os resultados serão formalmente divulgados no mês de junho.
O concelho de Guimarães conta com a participação de 23 freguesias e mais 6 Uniões de Freguesias ao Prémio Eco-Freguesia XXI. Nesta edição procederam à inscrição as seguintes Juntas de Freguesias: Aldão, Azurém, Barco, Brito, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Gondar, Guardizela, Longos, Lordelo, Moreira de Cónegos, Pencelo, Polvoreira, Ponte, Ronfe, São Torcato, Sande S. Martinho, Selho S. Jorge, Serzedelo, Silvares, Urgezes e ainda as União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil; Leitões, Oleiros e Figueiredo; Candoso S. Tiago e Mascotelos, Atães e Rendufe; Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, e por último, Oliveira, S. Paio e S. Sebastião.
O Município de Guimarães assegura o valor da inscrição de cada freguesia e o apoio técnico do Laboratório da Paisagem para a elaboração das candidaturas.
O projeto assenta no pressuposto de que as freguesias e outras instituições de proximidade desempenham um papel crescente na concretização de grandes desígnios globais, como os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, Agenda 2030), trazendo-os para o quotidiano das pessoas e das organizações.
Entre outros, os objetivos do Programa Eco-Freguesias XXI para 2020/2021 passam por motivar os atores locais e em especial os dirigentes das Juntas de Freguesias para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local, envolver as freguesias no apoio à implementação de programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, valorizar e incentivar os processos de cidadania participativa e contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago