Guimarães presente na Valência Cities Climate Week
Comitiva vimaranense participou na Cities Mission Conference, no European Urban Resilience Forum e no Annual Forum of Energy Cities
O município de Guimarães reforçou o seu posicionamento na arena europeia da sustentabilidade na Valência Cities Climate Week. Entre 25 e 28 de junho, a comitiva vimaranense participou em diversos eventos, nomeadamente a Cities Mission Conference, o European Urban Resilience Forum e o Annual Forum of Energy Cities, com o objetivo de aprender e partilhar boas práticas no contexto do desenvolvimento de um futuro mais verde e sustentável. As diversas iniciativas tiveram lugar na cidade espanhola de Valência, que até ao final de 2024 detém o título de Capital Verde Europeia.
No primeiro dia, os representantes de Guimarães participaram na Cities Mission Conference 2024, organizada pela NetZeroCities, onde tiveram a oportunidade de apresentar o progresso do município em matérias de sustentabilidade. Além da participação em diversos workshops, a equipa destacou a importância do investimento local na investigação e educação ambiental e do selo Mission Label. Neste ponto, refira-se que Guimarães recebeu este certificado da Comissão Europeia em março, graças ao compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido.
Já o segundo dia ficou marcado pelo 35º aniversário do Annual Forum of Energy Cities e pela campanha “Cities Heat Detox”, do Convenant of Mayors – Europe. Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, foram oradores num workshop organizado pela NetZeroCities sobre o envolvimento dos cidadãos na transição sustentável, dando destaque ao comprometimento da indústria no Pacto Climático de Guimarães. A equipa teve, ainda, a oportunidade de partilhar as boas práticas do município na área da gestão de resíduos e economia circular, num workshop organizado pela Energy Cities.
As comemorações do Annual Forum of Energy Cities prolongaram-se até ao terceiro e último dia da Valência Cities Climate Week, durante o qual a comitiva vimaranense participou na assembleia geral e na reunião da rede das cidades vencedoras e finalistas da Capital Verde Europeia e do prémio European Green Leaf. A equipa destacada fez, ainda, duas apresentações de destaque na sessão “Let's make it work” da Energy Cities e no workshop “Unlocking Finance for Smart Resilient Cities”, do European Urban Resilience Forum.
Refira-se que a presença na Valência Cities Climate Week é mais um passo de Guimarães no caminho rumo ao título de Capital Verde Europeia em 2026. Neste sentido, e além das mudanças já conseguidas no território em matérias de sustentabilidade, com impacto positivo no futuro, o município tem continuado a trabalhar em conjunto com a população e os stakeholders locais para atingir a neutralidade climática e assegurar a proteção do ambiente no território.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan