Guimarães promove ações para uso da bicicleta nas escolas, empresas e freguesias
Programa “Edumove-te” tem como objetivo a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta.
A Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver um conjunto ações no âmbito do programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável” com o objetivo de fomentar a utilização da bicicleta enquanto modo de transporte. Entre os meses de outubro e novembro, são dezenas de ações em curso para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta, formando e capacitando a comunidade para o uso da mesma, de forma segura e responsável, promovendo rotinas para a sua utilização de forma regular e motivando para o uso das infraestruturas cicláveis do concelho.
As iniciativas passam pelas freguesias do concelho, nomeadamente escolas e empresas, enquadradas nas três medidas estabelecidas: “A Bicicleta na Escola”, “Capacitar multigeracionalmente para a mobilidade ciclável” e “Partilha de bicicletas elétricas no âmbito dos serviços do Município”.
No âmbito da formação ciclável nas escolas, já decorreram campanhas de sensibilização e formação, complementando os conteúdos teóricos com a prática, além de oficinas de regras e orientações de bom comportamento ciclável.
A vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente no Município de Guimarães, Sofia Ferreira, realçou que “o objetivo principal passa por promover boas práticas de mobilidade sustentável e a formação de novos utilizadores sensibilizando-os para a importância dos modos suaves nos movimentos pendulares”. A vereadora defende a importância de “fomentar a criação de rotinas para o posicionamento da bicicleta como meio de transporte, desmitificando a cultura da bicicleta apenas como instrumento de lazer”.
A campanha de sensibilização passou pelas instituições de ensino básico do 2º e 3º ciclo, bem como no ensino particular, promovendo o contacto dos alunos, funcionários e professores com as bicicletas, permitindo fazer um diagnóstico das capacidades de motricidade destes perante este meio de transporte.
No mesmo sentido está a decorrer a ação “clusters cicláveis”, alargando a zonas periurbanas com as Juntas de Freguesia do concelho, mobilizando a comunidade local, com a realização de percursos em bicicleta, nas ciclovias e ecovia de Guimarães, integrando a realização de percursos, que simulem, sempre que possível, deslocações quotidianas, designadamente casa-trabalho e/ou casa-escola. Está ainda prevista a realização da ação Bicloturmas para os funcionários do Município de Guimarães, visando a introdução da partilha de bicicletas elétricas, quer no contexto da atividade profissional dos serviços do Município, como no contexto da sua deslocação casa-trabalho.
As ações que estão a decorrer resultam de uma candidatura da Câmara Municipal de Guimarães ao Fundo Ambiental, Aviso 4656-C/2019 – Edumove-te: Educar para a mobilidade sustentável.
Notícias relacionadas
-
Compromisso de 2,3 milhões de euros na manutenção do serviço público de transportes de passageiros municipalNotícias gerais
Compromisso de 2,3 milhões de euros na manutenção do serviço público de ...
08 Jan -
MetroBus em Braga e em Guimarães dá resposta ao sistema urbano dos MunicípiosNotícias geraisOutras Notícias
MetroBus em Braga e em Guimarães dá resposta ao sistema urbano dos Municípios
26 Out