I Encontro Internacional da Comunidade Brasileira no Exterior discute a multiculturalidade em Guimarães
O evento contou com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, e de diversos serviços educacionais e instituições de apoio à imigração.
Nos passados dias 5 e 6 de maio, ocorreu o I Encontro Internacional da Comunidade Brasileira no Exterior, na Fraterna, em Guimarães. O evento, que trouxe como tema central a temática “Multiculturalidade: a valorização da diversidade cultural e os desafios das práticas educativas, comunicacionais e socioculturais no contexto global”, contou com a participação de representantes dos principais sistemas sociais e de apoio à imigração do concelho.
Durante o encontro, Graça Carvalho, coordenadora do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, teve oportunidade de apresentar a sua atividade. Este gabinete tem como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
Foram ainda abordados temas como a importância da valorização da diversidade cultural, o papel da educação na promoção da multiculturalidade e os desafios educativos, comunicacionais e socioculturais que ainda existem e como enfrentá-los de forma a efetivar a multiculturalidade.
O evento contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, e de diversos serviços educacionais e instituições de apoio à imigração, como a ACT (Autoridade das Condições do Trabalho), o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), o CLAIM (Centro Local de Apoio ao Imigrante) e a DGS (Direção-Geral da Saúde). As entidades presentes esclareceram dúvidas e informaram os participantes acerca dos seus serviços e da sua atuação na comunidade migrante brasileira que se encontra atualmente no concelho de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Projeto Portas Abertas selecionado para integrar o Kit de Ferramentas Operacionais sobre Habitação Social e Fundos da UENotícias Social
Projeto Portas Abertas selecionado para integrar o Kit de Ferramentas ...
03 Mai -
Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos reconhece boas práticas no projeto ConsigoNotícias Social
Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos reconhece boas práticas ...
02 Mai