Programa ambiental PEGADAS passa de Guimarães para o outro lado do Atlântico
Lançamento do programa ambiental PEGADAS no município de Chapada dos Guimarães (Brasil), ao abrigo de um protocolo de colaboração e amizade entre as duas cidades.
O programa PEGADAS assenta na estratégia para o desenvolvimento sustentável e promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas, contando com um leque alargado de atividades para toda a comunidade, com especial enfoque na escolar. Foi implementado em Guimarães e, agora, passa a ser replicado no Brasil, mas concretamente no município de Chapada dos Guimarães, ao abrigo de um protocolo de colaboração e amizade entre as duas cidades, estabelecido em junho de 2021.
A apresentação decorreu esta semana no município brasileiro, com a participação do Laboratório da Paisagem, através do diretor executivo, Carlos Ribeiro, e pela coordenadora de educação ambiental, Susana Falcão.
O Programa PEGADAS é promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem, em colaboração com um conjunto de parceiros locais, nacionais e europeus, que assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção das políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas. Este é um programa transversal, dedicado à educação ambiental, constituindo fator basilar para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, pretendendo iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.
A Vereadora da Educação e Presidente do Laboratório da Paisagem, Adelina Pinto, mostra um grande regozijo pela iniciativa. “A Educação Ambiental tem sido uma prioridade nos últimos anos, com a implementação de vários projetos no território de Guimarães. Agora, estamos além-fronteiras com um desses projetos, numa cidade brasileira, a ajudar a definir a sua política de Educação Ambiental. Estas cidades educadoras que se ajudam mutuamente, aprendem em conjunto, através da partilha e será replicada com outras cidades dos países de expressão portuguesa”, sublinhou Adelina Pinto.
Notícias relacionadas
-
Peça de teatro com mensagem ambiental percorre de autocarro todas as escolas de GuimarãesNotícias EducaçãoNotícias geraisNotícias GMV
Peça de teatro com mensagem ambiental percorre de autocarro todas as escolas ...
27 Jan -
Programa de Educação Ambiental de Guimarães referenciado como boa prática autárquicaNotícias EducaçãoNotícias geraisNotícias GMV
Programa de Educação Ambiental de Guimarães referenciado como boa prática ...
24 Jan