Projeto ERASMUS+ de literacia em Inteligência Artificial capacita alunos para desafios futuros
Projeto ERASMUS+ "Artificial Intelligence learning modules to adapt VET to the digital transformation of the labour market" junta três universidades e três escolas com Ensino e Formação Profissionais na Escola Secundária das Taipas.
Este projeto surge com o intuito de fazer face à falta de preparação no âmbito da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas educativos, principalmente a nível pré-universitário e consiste no desenvolvimento de um currículo e de literacia específica sobre a IA, a fim de preparar os alunos neste domínio, de um modo formal. Pretende implementar módulos de formação para o Ensino e Formação Profissionais (EFP), com enfoque em três áreas de aplicação chave: Visão Computacional, Robótica e Ambientes dotados de Inteligência e Internet das Coisas (IoT). A formação formal nestes tópicos trará a estes formandos novas oportunidades no mercado de trabalho em diversos setores, como a Indústria 5.0, Ambientes Inteligentes, Veículos Autónomos entre outros, aumentando a atratividade do EFP de uma forma direta. Além disso, a formação em competências digitais novas e avançadas, como a IA, contribui claramente para a inovação do EFP na região.
Este projeto é uma parceria entre 3 universidades europeias, a Universidade da Corunha, em Espanha (coordenadora do projeto), a Universidade do Minho, em Portugal e a Universidade de Liubliana, na Eslovénia. Associada a cada uma das universidades está uma escola com EFP: o Centro Integrado de Formación Profesional Rodolfo Ucha Piñeiro, em Ferrol, Espanha; a Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, Portugal e Solski Centre Velenia, em Velenje, Eslovénia.
A equipa da Universidade do Minho é constituída pelos professores do Centro ALGORITMI/LASI e do Departamento de Informática da Escola de Engenharia, na área de: Inteligência Artificial, Paulo Novais e Dalila Durães; Comunicações, António Costa e do Instituto da Educação, António Osório. Os professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas envolvidos são os professores António Pedro Silva, Cláudia Domingues e Carla Abreu.
Desde Domingo, dia 21 e até ao dia 26 de abril, está a decorrer a segunda atividade (Training Activities) na Escola Secundária de Caldas das Taipas, com todos os alunos e professores envolvidos dos três países. Foram, ainda, recebidos no dia 23 no salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, pela vereadora com responsabilidades na área da Educação, Adelina Pinto.
Notícias relacionadas
-
Projeto de promoção da interculturalidade apresentado em FermentõesNotícias geraisNotícias Social
Projeto de promoção da interculturalidade apresentado em Fermentões
29 Jan -
Guimarães distinguida em programa europeu pela “Proteção e Promoção da Biodiversidade”Notícias geraisNotícias GMV
Guimarães distinguida em programa europeu pela “Proteção e Promoção da ...
06 Out