Proposta da Ecovia do Selho para ligar 14 freguesias no concelho de Guimarães
Percurso de 22 quilómetros em toda a extensão do rio Selho que atravessa o concelho de Guimarães e faz ainda a ligação à Ecovia do Ave, através de percurso pedonal e ciclável.
A proposta de traçado da Ecovia do Selho foi apresentada esta segunda-feira, 29 de março, aos presidentes das Juntas de Freguesia, num projeto elaborado pelo Laboratório da Paisagem e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em coordenação com a Câmara Municipal. Este traçado passará por 15 freguesias e Uniões de Freguesias, com a criação de pontos de interesse ao longo do percurso, fazendo ainda a ligação à Ecovia do Ave.
“Será um grande Parque que conecta duas linhas de água – rio Selho e rio Ave – que poderá tornar-se num caso de estudo para outros municípios”, referiu Frederico Meireles, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, destacando os critérios técnicos e científicos para complementar esta ecovia ao longo do rio Selho.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, a ligação da Ecovia do Selho à Ecovia do Ave “vai permitir que em Guimarães teremos um Parque Linear da Biodiversidade e que será de referência para o país”. Domingos Bragança destaca o “percurso integrado da ecovia do rio Selho, desde a nascente em Gonça até desaguar em Serzedelo, no rio Ave, do qual é afluente. É um passo importante para a população voltar a viver o rio, sabendo que há percursos de maior conflito, mas que constituirão uma oportunidade para intervirmos, reabilitando e beneficiando, na preservação do nosso património natural, edificado e também cultural, com a envolvência dos nossos Presidentes de Junta de Freguesia”, salientou. O Presidente da Câmara ressalva que este é um “projeto inclusivo” e apela ao envolvimento da comunidade, das Brigadas Verdes e da comunidade escolar na resposta a um desafio “obrigatório” que é “proteger o nosso habitat e fazer com que o futuro seja ambientalmente sustentável”.
O projeto da Ecovia do Selho permitirá a ligação entre várias freguesias, desde Serzedelo, Gondar, Selho S. Cristóvão, Selho S. Jorge, Candoso S. Martinho, Silvares, UF Candoso S. Tiago e Mascotelos, Creixomil, Fermentões, Pencelo, UF Selho S. Lourenço e Gominhães, Aldão, São Torcato e Gonça.
No complemento desta ligação, foi dado a conhecer ainda a execução da obra do Parque de Lazer da Batoca, em Candoso S. Martinho, que será o elo da ligação do novo tramo de Ecovia desde a Cidade Desportiva até Selho S. Jorge e Selho São Cristóvão.
Notícias relacionadas
-
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago -
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago