Informações
A integração na equipa de trabalho da Câmara Municipal de Guimarães depende de procedimento de recrutamento e seleção, efetuado através de procedimento concursal ou de oferta de mobilidade.
A abertura de procedimento concursal é divulgada pela publicação de aviso na 2.ª Série do Diário da República, na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página web do município. As ofertas de mobilidade são dirigidas exclusivamente a candidatos com vínculo de emprego público, sendo publicitadas na Bolsa de Emprego Público e na página web do município.
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Como posso candidatar-me?
Para se candidatar a um procedimento cujo prazo de candidatura esteja a decorrer, deve preencher o formulário disponibilizado, anexando os documentos exigidos, e submeter a candidatura.
Deve ler atentamente o aviso de abertura do procedimento, onde constam todas as informações necessárias, sendo nele indicados, designadamente, todos os documentos que tem de apresentar juntamente com a candidatura. -
Posso submeter a minha candidatura em suporte papel?
Não, as candidaturas só são aceites em formato digital.
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Posso submeter mais do que uma candidatura para cada procedimento?
Não. Só é admitida uma candidatura, por candidato, a cada procedimento.
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Quais os formatos admitidos para os documentos que devo anexar à minha candidatura?
Pode anexar documentos em formato "pdf", "jpg", "jpeg" ou "png".
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Se me tiver enganado no preenchimento do formulário ou quiser acrescentar ou alterar algum dado ou documento, posso fazê-lo?
Até ao termo do prazo de candidatura, pode proceder a alterações, bem como juntar ou eliminar documentos. Para esse efeito, pode aceder à sua candidatura, acedendo a “consultar candidatura” e seguindo as orientações apresentadas durante o processo.
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O preenchimento do formulário é suficiente para que a minha candidatura seja aceite?
Não. A candidatura só é considerada entregue depois de submetida.
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Quando tento submeter a minha candidatura online, surge um aviso de erro. O que devo fazer?
Verificar os alertas de sugestão de resolução do impedimento apresentados na página.
Caso a dificuldade persista, deve contactar o Departamento de Recursos Humanos, através do número de telefone 253421280, ou através de email, dirigido a recrutamento@cm-guimaraes.pt
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Se eu não apresentar os documentos exigidos juntamente com a candidatura, posso juntá-los mais tarde?
Todos os documentos exigidos, identificados no aviso de abertura, têm de ser apresentados juntamente com a candidatura. Apenas pode ser aceite a apresentação posterior quando seja de admitir que a sua não apresentação atempada se tenha devido a causas não imputáveis a dolo ou negligência do candidato.
Antes de submeter a sua candidatura a um procedimento concursal:
- Verifique quais os requisitos de admissão identificados no Aviso (habilitações necessárias, entre outros);
- Verifique qual o prazo definido para apresentação das candidaturas;
- Prepare a sua candidatura, utilizando o formulário próprio para o efeito e anexando toda a documentação identificada no Aviso;
- Depois de verificar se cumpriu todos os passos indicados, submeta a sua candidatura.
Legislação aplicável:
- Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho: artigos 33.º e sgs.
- Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro
Fases do procedimento concursal:
- Abertura e publicitação
- Fase de candidatura
- Apreciação das candidaturas pelo júri, que verifica, designadamente, o preenchimento dos requisitos exigidos e a apresentação dos documentos essenciais à admissão ou avaliação
- Notificação dos candidatos excluídos para se pronunciarem, em audiência prévia
- Aplicação dos métodos de seleção
- Publicitação dos resultados dos métodos de seleção
- Ordenação final dos candidatos
- Audiência prévia
- Homologação e publicação
- Recrutamento