Guimarães promove emprego jovem em evento com empresas, UMinho e Câmara Municipal

Iniciativa tem como público-alvo a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes e funcionários), jovens desempregados e empreendedores. Inscritos receberão, por SMS, indicação das entidades que vão ao encontro daquilo que procuram.
A realização de um evento no Instituto de Design de Guimarães, que decorrerá entre as 10:30 e as 20 horas desta quarta-feira, 27 de maio, vai proporcionar o estabelecimento de um contacto direto entre o mercado de trabalho e o público jovem e adulto, propiciando a divulgação de oportunidades profissionais, o desenvolvimento de competências e a criação de redes de contactos (networking) entre os participantes.
Reconhecida como uma importante iniciativa para a promoção do empreendedorismo e da empregabilidade jovem, a organização da “STARTPOINT Ignition”, com participação gratuita, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), através do LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM, bem como de meia centena de empresas e instituições do concelho e da região.
A “START POINT Ignition”, que decorrerá durante um dia na zona de Couros, será um espaço de múltiplas atividades, composto por apoio técnico (na área do emprego e empreendedorismo) e atividades complementares como talks, formações e workshops. Durante esta iniciativa, as instalações do Instituto de Design vão estar capacitadas para a realização de atividades em simultâneo, através dos espaços “Dot Conhecimento” e “Dot Oportunidades”.
Neste evento, os participantes poderão contar com orientação e desenvolvimento pessoal e profissional, a presença de entidades com processos de recrutamento em curso e de apoio técnico/identificação de sistemas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de ideias de negócio, espaços de aceleração de startups, entre outros.
A “START POINT Ignition” representa a edição de arranque da “START POINT” enquanto evento anual aglutinador de iniciativas e agentes fortemente relacionados com os temas da inovação, empreendedorismo e empregabilidade. Com um formato inovador, funcionará de modo a que os seus intervenientes tenham um contacto mais pessoal e direto, numa relação de proximidade efetiva.