Gabinete de Crise e da Transição Económica
MISSÃO
O Gabinete de Crise e da Transição Económica, estrutura criada pelo Município de Guimarães, tem como missão o desenvolvimento de um Plano de Ação com um conjunto de iniciativas integradas, destinadas a mitigar os efeitos negativos no tecido económico-produtivo e a subsequente recessão económica resultante da crise sanitária provocada pela COVID19.
O Plano de Ação aposta numa estratégia dupla que contempla cinco medidas de curto prazo, com respostas imediatas e adequadas às dificuldades que, sobretudo, as micro e as pequenas empresas já enfrentam; bem como dez medidas a implementar a médio prazo, destinadas a posicionar as empresas do Concelho para a transição económica que a recessão e a mudança de hábitos de consumo acelerarão significativamente.
As medidas estão focadas na digitalização da economia em geral e da indústria em particular, num contexto de crescentes práticas de sustentabilidade ambiental, e no reforço da aposta na educação e na formação para as competências e para a inovação. Incluem projetos novos, bem como iniciativas já em desenvolvimento pela Câmara Municipal de Guimarães.
A sua execução será acompanhada por uma metodologia de avaliação centrada em indicadores de emprego, para as medidas de curto prazo, e de desenvolvimento económico e de internacionalização, para as ações de médio prazo.