Campanha Nacional sobre o Tráfico Humano no Futebol apresentada em Guimarães


Sessão tem início às 17h00, no Teatro Jordão, com a participação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Henriques.
Esta terça-feira, 18 de outubro, assinala-se o “Dia Europeu de combate ao Tráfico de Seres Humanos”. Em Guimarães será apresentada a campanha nacional de sensibilização contra o Tráfico de Seres Humanos no Futebol, a partir das 17h00, no Teatro Jordão. "Não deixes que o teu sonho se transforme em pesadelo" é o lema da campanha que tem o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), da Federação Portuguesa de Futebol e do Sindicato dos Jogadores, sendo co-financiada pelo POISE.
Muitos jovens são aliciados com a promessa de competirem no campeonato português e na primeira divisão. São jovens que chegam de vários países, mas que, quando pisam o nosso território, apercebem-se de que os seus sonhos de jogar futebol em Portugal caem por terra.
Muitos acabam por se ver envolvidos nas redes de tráfico humano, sendo transportados para campos agrícolas, espaços de restauração ou construção civil. A Campanha envolve um site, um spot e folhetos em várias línguas.
O debate contará com as intervenções de Rute Soares (Coordenadora Integridade e Compliance – Federação Portuguesa de Futebol), Ana Figueiredo (Coordenadora do Projeto MH4 – Saúde em Português), Orlando Ribeiro (Inspetor Chefe da Unidade Anti-Tráfico de Pessoas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e Ricardo Barros (Sociedade Esportiva Palmeiras), com moderação de Fernanda Freitas.
Esta sessão pode ser acompanhada através da plataforma zoom, no seguinte link:
https://us02web.zoom.us/j/83713829816