Câmara de Guimarães e BICMINHO assinam protocolo para atrair mais empreendedores ao concelho
Empreendedorismo como motor do desenvolvimento regional é um objetivos do acordo, que privilegia o crescimento económico da cidade e do concelho de Guimarães.
O Município de Guimarães e o BICMINHO assinam esta segunda-feira, 21 de dezembro, pelas 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração institucional cujo objetivo principal é potenciar a dinamização económica e reforçar a criação de um ambiente favorável aos negócios, através do estímulo ao aparecimento de mais empreendedores e empresas com características inovadoras, capazes de identificar oportunidades, investir e gerar riqueza e emprego na cidade e no concelho.
Entre as prioridades definidas, o documento privilegia a promoção da internacionalização e a capacidade competitiva da economia da cidade e do concelho numa escala global, além de potenciar a inovação, criatividade e espírito empreendedor dos vimaranenses. Consolidar Guimarães num espaço de experiências com as mais-valias que lhes estão associadas, posicionar o concelho nas principais redes de produção e de criação de valor, criar, atrair e reter talentos, empresas, investimentos e atividades em clusters estratégicos, bem como colocar Guimarães nas principais rotas de projetos e redes internacionais, são outros objetivos deste acordo.
Recorde-se que, no âmbito de uma parceria com a Divisão de Desenvolvimento Económico, criada por Domingos Bragança, Presidente do Município, a cidade de Guimarães vai receber já em 2016, entre 28 e 30 de setembro, a 25ª edição do congresso anual da rede mundial dos EU-BIC (European Union Business and Innovation Centres), que reunirá mais de 500 especialistas em Empreendedorismo e Inovação de todo o mundo, entre responsáveis máximos de várias estruturas da União Europeia, incluindo Comissão Europeia e Direções Gerais. “Revisitar o passado, viver o presente, criar o futuro” é o tema do próximo ano do maior evento internacional do setor, que decorrerá num concelho com uma forte tradição industrial e com excelentes exemplos de indústrias que apostaram na inovação e na criatividade.
«Guimarães reúne condições únicas para se afirmar como o principal polo dinamizador do desenvolvimento económico e competitividade. Vamos acolher uma comunidade internacional de organizações especializadas que apoiam empreendedores e PME a inovar, a criar e a transformar as nossas economias», referiu Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, depois do evento ter já decorrido em cidades como Galway, Lyon, Málaga, Edimburgo, Sevilha, Nantes, San Sebastian, Nápoles, Cagliari, Budapeste, Burgos, Toulon ou Bruxelas.
Nuno Gomes, CEO do BICMINHO e Diretor Executivo da Associação dos BIC Portugueses, considera um «marco histórico» a conquista da organização do congresso. «É o reconhecimento de 15 anos de trabalho do BICMINHO ao serviço do interesse público da região e do país. A aposta que fizemos desde a primeira hora na qualidade do empreendedorismo, e na solidez e sustentabilidade dos novos projetos empresariais, foi decisiva para esta eleição. Vamos focar a discussão na indústria e nos serviços de apoio à indústria. E utilizar os setores emergentes de conhecimento intensivo, a tecnologia e a criatividade como instrumentos de regeneração e revitalização das indústrias tradicionais».
Reunião do Conselho Geral em Guimarães
A reunião trimestral do Conselho Geral do BICMINHO decorrerá esta segunda, pelas 10 horas, em Guimarães. Presidida por Manuel Oliveira, acionista e mentor da instituição na década de 90, esta reunião definirá o Plano de Atividades para 2016, ano em que são assinalados 15 anos de existência. O BICMINHO, Centro Europeu de Empresas e Inovação, é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.
Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.
Notícias relacionadas
-
Conselho Consultivo do Presidente do Município de Guimarães reúne na Taipas TermalNotícias DDENotícias gerais
Conselho Consultivo do Presidente do Município de Guimarães reúne na Taipas ...
07 Mar -
Loja “Guimarães Marca” na Plataforma das Artes mostra produtos das empresasNotícias DDENotícias gerais
Loja “Guimarães Marca” na Plataforma das Artes mostra produtos das empresas
14 Fev