Comissário Europeu Virginijus visitou empresa de Guimarães
A visita a uma das empresas líder no Cluster de Calçado e Artigos de Pele aconteceu no contexto da assinatura do Portuguese Shoes Green Pact.
Esta manhã, a empresa Kyaia, sediada em Guimarães, recebeu a visita do Comissário Europeu Virginijus Sinkevičius, que se fez acompanhar pelo Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o Secretário de Estado, Hugo Pires, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e o Presidente da APPICAPS, Luís Onofre. A visita aconteceu no contexto da assinatura do Portuguese Shoes Green Pact, que ocorrerá no Palácio de Cristal, no Porto.
No início deste ano, e considerando que os desafios e as oportunidades com que o cluster está confrontado em matéria de sustentabilidade são de grande complexidade, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado convidaram as empresas a subscreverem o “Portuguese Shoes Green Pact” e, desse modo, assumirem publicamente o compromisso de trabalhar e contribuir para as metas definidas pelas Nações Unidas e União Europeia, a denominada “Missão Cidades”, de que Guimarães faz parte, com vista a atingir um saldo nulo de emissões de carbono em 2050, e uma redução para metade em 2030.
Até ao momento, mais de 100 empresas já subscreveram este documento, contribuindo para a sustentabilidade ambiental do planeta, desenvolvendo e inovando nos produtos e processos, aumentando a sua eficiência global e circularidade, bem como a inclusividade e competitividade.
O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal, responsável por cerca de 40 mil postos de trabalho, exporta mais de 95% da sua produção para 173 países, nos cinco continentes, o equivalente a 2.400 milhões de euros anuais.
Notícias relacionadas
-
Estão abertas as candidaturas à Oficina do Empreendedor da IBR GuimarãesNotícias geraisOutras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Estão abertas as candidaturas à Oficina do Empreendedor da IBR Guimarães
29 Nov -
Guimarães na 1ª conferência da Circular Cities Regions InitiativeNotícias geraisOutras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Guimarães na 1ª conferência da Circular Cities Regions Initiative
22 Nov