Grupo coral de Brive visita Guimarães e oferece recital esta sexta-feira à noite
Concerto oferecido aos vimaranenses, por sugestão do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Grupo filma documentário sobre emigração portuguesa em França.
A Igreja da Oliveira recebe esta sexta-feira, 07 de agosto, pelas 21:30 horas, um espetáculo de música coral, com entrada livre, protagonizado pelo grupo coral “As Roseiras”, proveniente da cidade francesa de Brive, com quem Guimarães tem um protocolo de geminação assinado em 1993.
A presença na Cidade-Berço deve-se ao facto de estar a ser filmado um documentário realizado por Patrick Séraudie, sobre a evolução da emigração portuguesa em Brive-la-Gaillarde, intitulado “Le Choix du pays”. O grupo coral “As Roseiras” existe há vários anos, tendo sido criado por iniciativa do Abade Sierra e de Fátima Jacinto, portuguesa radicada naquela cidade do “plateau” francês.
Formado por cerca de 20 coralistas de todas as idades, o coro reúne-se todas as semanas na Igreja “des Rosiers” para ensaiar um reportório variado onde pontificam temas tradicionais da música coral portuguesa, assim assegurando uma ligação permanente dos seus membros à nossa cultura. Dirigido por Rémy Rousseau, professor de português aposentado, o grupo coral transformou-se em 2012 numa associação cultural tendo por objeto a divulgação e promoção da cultura portuguesa.
O Município de Brive está localizado a sudoeste de França, na região de Limousin, departamento de Corrèze, com uma densidade populacional superior a 49.600 habitantes, distribuídos pelos 1.134,60 quilómetros de superfície. Em 1989, foi considerado o município mais desportivo de França, destacando-se pelo rugby, modalidade desportiva de eleição. Brive vive essencialmente do turismo, tendo ainda uma componente agrícola e industrial complementar. A sua gastronomia é igualmente um ponto de referência desta cidade.
Notícias relacionadas
-
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na indústria têxtil em GuimarãesDestaque Homepage
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na indústria têxtil em ...
22 Out -
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
25 Set