Guimarães escolhida como Cidade Digital pela Comissão Europeia
Guimarães integra a lista das 15 cidades escolhidas a participarem no desafio lançado pela Comissão Europeia para estimular o crescimento económico e o bem-estar social através da transformação digital.
A candidatura da Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão do Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes, foi a única portuguesa escolhida perante o desafio lançado a todos os países da Comunidade Europeia para apresentarem o ecossistema da cidade, com o objetivo de selecionar 15 cidades europeias com potencial inédito e forte vontade de mudar.
O desafio foi dirigido a organizações públicas locais que estão a desenvolver esforços no sentido de implementar políticas ou programas na rota das cidades inteligentes, com uma sólida aposta na sustentabilidade, transformação digital e modernização industrial.
Com um total de 92 candidaturas recebidas pelas cidades de 23 Estados membros, Guimarães coloca-se entre as 15 cidades selecionadas, sendo a única em Portugal, que aspiram a tornar-se melhores lugares para viver, colocando tecnologias avançadas ao serviço de seus cidadãos. Para além de Guimarães (Portugal) foram ainda escolhidas as cidades de Algeciras, Granada e Alcoy (Espanha), Grand-Orly Seine Bièvre (França), L’Aquila (Itália), Rijeka (Croácia), Patras, Kavala e Thessaloniki (Grécia), Arad e Iași (Roménia), Sófia (Bulgária), Ventspils (Letônia) e Pori (Finlândia).
As 15 cidades selecionadas irão receber aconselhamento, acesso a ferramentas de avaliação intuitivas para digitalização e a uma rede internacional de parcerias entre cidades, com especialistas de alto nível com experiência local e internacional, assumindo o objetivo de estimular investimentos através de ações inter-regionais conjuntas para a transformação digital.
Notícias relacionadas
-
Guimarães responde ao Desafio das Cidades DigitaisNotícias DDENotícias gerais
Guimarães responde ao Desafio das Cidades Digitais
06 Fev -
Projetos de Guimarães na área das Smart Cities apresentados na Universidade das Nações Unidas EGOVNotícias DDENotícias gerais
Projetos de Guimarães na área das Smart Cities apresentados na Universidade ...
13 Jun