Guimarães promove-se nos cinco continentes com imagem de marca nos produtos de empresas
Notícias DDENotícias gerais
03 Março 2016
Objetivo é ser um polo agregador de empresas para promoção nacional e internacional, captar novos investimentos e levar o nome de Guimarães a feiras internacionais.
A Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta quinta-feira, 03 de março, na Plataforma das Artes e da Criatividade, o programa “Guimarães Marca”, um projeto de afirmação económica e cultural que irá promover a cidade e o concelho nos cinco continentes, através de um “selo” colocado nos produtos das empresas aderentes. Um QRCode dá a conhecer, por intermédio de um vídeo de oito minutos, a cidade de Guimarães quer na vertente turística, quer na vertente industrial.
«Nas mercadorias que expedem para todo o mundo, adaptado e adequado a cada setor e produto, coloquem Guimarães como uma cidade Património da Humanidade, uma cidade cultural e um território de desporto, mas também como um concelho que se preocupa muito com as questões ambientais, em que todos têm de contribuir», referiu o Presidente do Município, na sessão de lançamento do projeto, realçando que as empresas também comunicam, por esta via, a sua componente ecológica.
O projeto permitirá, pois, consolidar o conhecimento de Guimarães no Mundo. «Todos ganhamos! Valorizamos os nossos produtos, as nossas origens e damos a conhecer uma cidade histórica que aprecia o conhecimento, valoriza a tecnologia e um território que está preocupado com o mundo contemporâneo, com o seu planeta Terra», considerou Domingos Bragança, que enalteceu o empreendedorismo dos vimaranenses, «atentos aos desafios do futuro, numa parceria com a Universidade que contribui para a transferência de conhecimento e para a economia. Esta envolvência das pessoas faz a riqueza de Guimarães, uma referência para o país e para o Mundo», acrescentou o responsável pela Autarquia.
Internacionalização (também) através da internet
O evento “Guimarães Marca” contou com a presença e intervenção de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, de Pedro Quelhas Brito, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e de Ricardo Costa, Diretor-Geral de Informação do Grupo Impresa. Ricardo Costa, Vereador com competências delegadas na Divisão de Desenvolvimento Económico (DDE), fez a apresentação do programa e dos objetivos propostos, numa sessão onde estiveram presentes muitos dos empresários e entidades que desde a primeira hora se associaram ao projeto “Guimarães Marca”, cujo portal foi igualmente lançado (www.guimaraesmarca.com).
«É importante olhar para a inovação e gerar criação de valor, permitindo condições para que as empresas possam ganhar confiança e voltar a investir, apostando também na qualificação dos trabalhadores. Guimarães está a diferenciar-se e serve de modelo para o país, valorizando os seus produtos, sem ficar refém do tsunami da abertura dos mercados globais. Dá-se a conhecer, valoriza a cidade e a união em torno da construção de uma identidade, que lhe é muito característica», observou o responsável governamental pela área da Economia, Manuel Caldeira Cabral. | ver vídeo
Guimarães MarcaeconomiaDDE
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães mais próximo da indústria localNotícias DDENotícias gerais
Município de Guimarães mais próximo da indústria local
30 Mai -
Guimarães em Reguengos de Monsaraz para discussão do processo de execução do Plano Local de Ação IntegradaNotícias DDE
Guimarães em Reguengos de Monsaraz para discussão do processo de execução do ...
30 Mai