Guimarães: Território de Oportunidades para o Desenvolvimento Económico
Guimarães é um dos 10 concelhos mais importantes em termos económicos, desempenhando um papel crucial na criação de riqueza e no equilíbrio económico nacional.
Na manhã desta quarta feira, 19 de abril, nas instalações do CCG/ZGDV, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, teve lugar o Seminário City Catalyst: Normalized City Analytics, dedicado às Cidades Inteligentes. No evento, foram apresentados novos produtos, processos e serviços para uma gestão urbana Integrada, eficiente e catalisadora da inovação e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e do vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, Paulo Lopes Silva.
Na sessão de abertura, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a relevância do território para o desenvolvimento económico e social do país, sendo Guimarães um dos 10 concelhos mais importantes em termos económicos, com uma tradição industrial consolidada e uma grande concentração em todo o território de centros de conhecimento, de inovação e de transferência de conhecimento, desempenhando, por isso, um papel crucial na criação de riqueza e no equilíbrio económico nacional.
O edil afirma que “é imperativo que o governo central olhe para Guimarães com um olhar atento, com políticas fortes e investimento nacional” naquele que é o conjunto de temas centrais de agenda mobilizadora, como a mobilidade, a economia, a re-industrialização e a saúde. A ciência e o conhecimento, afirma, “são ferramentas essenciais para evitar a regressão económica, social e cultural, capazes de impulsionar e liderar a transição climática e digital e promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável.”
Para Domingos Bragança, os concelhos das CIM do Ave e do Cávado constituem a “Área Metropolitana Emergente mais importante do nosso país” a precisar urgentemente de infraestruturas e equipamentos para uma mobilidade de transporte público em via dedicada, de energias de origem renovável e descarbonizada, garantindo a liberdade de escolha de locomoção dos cidadãos, tendo a ciência dos dados e as áreas digitais e tecnológicas um papel crucial na integração de dados e facilitação das interoperabilidades.
O projeto CityCatalyst tem como principal objetivo investigar, desenvolver e validar, em contexto real, 21 novos produtos e serviços que potenciem uma gestão urbana integrada, catalisadora do desenvolvimento sustentável, e com impacto à escala das grandes cidades mundiais.
Notícias relacionadas
-
Torre da Alfândega de portas abertas ao públicoDestaque Homepage
Torre da Alfândega de portas abertas ao público
03 Ago -
Manta estende-se nos jardins do CCVF com concertos de David Fonseca, Still Corners, Billie Marten, Meskerem Mees e Malva
Manta estende-se nos jardins do CCVF com concertos de David Fonseca, Still ...
02 Ago