Projeto de Intervenção Social 'Porta 7' Recebe Financiamento da 9.ª Geração do Programa Escolhas
Nesta nova geração, o "Porta 7" assume um compromisso com sete competências artísticas e/ou desportivas, incluindo Artes Manuais, Dança, Fotografia, Música, Teatro, Futebol e Skate.
O projeto de intervenção social "Porta 7 E9G," promovido pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, celebrou uma importante conquista ao ter a sua candidatura à 9.ª Geração de financiamento do Programa Escolhas aprovada no passado dia 21 de setembro, por Despacho do Alto Comissariado para as Migrações.
O "Porta 7" mantém a sua já distinta identidade, que é um nome que permanecerá nesta nova geração. O projeto revela a emblemática porta número 7, situada no coração do Bairro da Atouguia, relembrando-nos da possibilidade de entrar e reentrar neste espaço único. Abrir esta porta é sinónimo de apropriar-se do espaço, transportando as relações e todos os que o habitam para um lugar de reflexão e criação, onde a liberdade de sonhar é uma constante. Esta porta é habitada por crianças e jovens que representam a razão pela qual ela se abre: as famílias e a comunidade, as parcerias em crescimento contínuo e a oportunidade de enfrentar novos desafios, programas, atividades e competências a desenvolver.
Nesta nova geração, o "Porta 7" assume um compromisso com sete competências artísticas e/ou desportivas, incluindo Artes Manuais, Dança, Fotografia, Música, Teatro, Futebol e Skate, alinhando-se com a missão do Programa Escolhas, que visa principalmente promover a inclusão e integração social, igualdade de oportunidades e abordar as principais problemáticas identificadas no território de intervenção. Estas problemáticas incluem as Baixas Competências Académicas, Dificuldades de Autorregulação (Comportamental, Emocional e da Aprendizagem) e Dificuldade no acesso à prática regular de atividades Artísticas, Culturais, Desportivas e de Participação Social.
O "Porta 7" reconhece a importância do cruzamento entre a arte, o desporto e a cultura como um mergulho num espaço de magia, criatividade e imaginação, que ajuda no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e interrelacionais, destacando-se como um projeto resultante de um Consórcio funcional e do fortalecimento de parcerias contínuas. Entre os parceiros essenciais, destacam-se a Fraterna, o Município de Guimarães, o ProChild CoLAB – Laboratório Colaborativo against Poverty and Social Exclusion, o Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, o Agrupamento de Escolas de Pevidém, Casa da Juventude de Guimarães, A Oficina, Vitória Sport Clube, Associação Unificar, Área 4800 e AMEA – Academia de Música e Estudos Artísticos.
Enfatizando a importância de todas as parcerias envolvidas na conceção deste projeto, o "Porta 7" procura criar uma ligação entre o conhecimento científico e empírico, reconhecendo as crianças e jovens como os principais protagonistas desta jornada. O objetivo é que todos possam percorrer este caminho juntos e abrir as portas de oportunidades tão fascinantes.
Notícias relacionadas
-
Dia Mundial do Refugiado Celebrado em Guimarães
Dia Mundial do Refugiado Celebrado em Guimarães
29 Jun -
Guimarães celebra Dia Mundial do Refugiado com evento "Unir vozes para a Inclusão"
Guimarães celebra Dia Mundial do Refugiado com evento "Unir vozes para a ...
18 Jun