Selho S. Lourenço tem novo polo industrial com foco na internacionalização
Domingos Bragança, Presidente da Câmara, João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, e D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, estiveram na inauguração.
Na tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro, no Parque Industrial de Selho S. Lourenço, foi inaugurado o Polo 2 da empresa JOM, que se focará, para além do mercado nacional, nas exportações. Um investimento na ordem dos 6 milhões de euros que vem responder à procura de mobiliário, atendendo às necessidades das 22 lojas do grupo e ao mercado externo.
Na cerimónia de inauguração, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, endereçou os parabéns a Joaquim Oliveira Mendes, administrador da empresa JOM, pelo sucesso e vitalidade que este novo polo industrial revela. “Este polo é resultado do esforço, dedicação e talento da liderança desta empresa e de todos os seus colaboradores”, referiu. O Presidente da Câmara disse que esta nova unidade industrial afirma Guimarães nacional e internacionalmente no âmbito dos novos desafios que se colocam às empresas. “O que está aqui a acontecer é a 4ª revolução industrial, patente na utilização de automação e inteligência artificial. Queremos ser líderes nesta revolução”, sublinhou. Domingos Bragança disse ainda que a Câmara Municipal está atenta às dinâmicas empresariais, principalmente desde que foi criada a Divisão de Desenvolvimento Económico em 2013. O Edil finalizou a sua intervenção, destacando três dimensões importantes no desenvolvimento económico: a gestão do território, a transferência de conhecimento dos centros de saber para as empresas e a dinâmica e investimento empresariais.
João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, salientou o exemplo da industrialização da JOM, que se verificou após a constatação de uma necessidade de mercado. “A JOM começou pela comercialização e, só depois, investiu na indústria. Isto é revelador da atenção que dá ao mercado”, disse. Para o Secretário de Estado, esta atenção ao mercado é a que permitirá que as empresas cresçam de uma forma sustentável, pois estão dessa forma a responder à procura. João Neves destacou ainda o contributo que o investimento empresarial tem dado à recuperação económica de Portugal. “44% do PIB é gerado pelas exportações”, salientou.
D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, mostrou a sua satisfação pela inauguração da unidade industrial e do que isso significa para o bem-estar dos trabalhadores e suas famílias. “O trabalho é inerente ao ser humano. É a partir do rendimento que dele retiramos que construímos uma vida com qualidade. Desejo muito sucesso aos trabalhadores desta empresa e aos seus administradores”, concluiu.
Joaquim Oliveira Mendes, administrador da JOM, agradeceu a todos os trabalhadores e à sua família por tudo o que a empresa tem conseguido. “Ao longo de mais de 20 anos no comércio retalhista, deparamo-nos com falta de mobiliário. Essa foi a razão pela qual, há 3 anos, inaugurámos o nosso primeiro polo industrial e motivo que nos traz hoje aqui para a inauguração desta segunda unidade”, disse. O polo 2 da JOM terá uma equipa de designers e produzirá artigos exclusivos, tendo em vista a internacionalização. “Vamos apostar fortemente na produção”, referiu.
Notícias relacionadas
-
Guimarães marcou presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Guimarães marcou presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
20 Jun -
Vizelpas distinguida pela AEP com Prémio Inovação PME
Vizelpas distinguida pela AEP com Prémio Inovação PME
07 Mai