De Guimarães a Lisboa: Alfa Pendular une as duas capitais de Portugal a partir de 01 de maio
Nova ligação de longo curso começa no início do próximo mês. Aos dois Intercidades que fazem atualmente a ligação diária entre a capital histórica do país e Lisboa (um por sentido), juntam-se mais dois comboios Alfa Pendular num total de quatro ligações diárias.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães considera que o alargamento do serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, já a partir de 01 de maio próximo, com um tempo de viagem de comboio inferior a quatro horas, permitirá a ligação mais assídua de «dois polos industriais, turísticos, culturais e de conhecimento», aproximando duas vezes por dia as cidades de Guimarães e Lisboa.
«As duas capitais do país passam a estar ligadas, finalmente, por um transporte de velocidade elevada, moderno e com o máximo conforto num serviço de longo curso. As boas parcerias dão bons resultados. Trata-se de um investimento público que terá um retorno para o operador público muito positivo, com um incremento da qualidade e do serviço», afirma Domingos Bragança, destacando o objetivo vimaranense para 2020:
«Guimarães é a cidade Património Mundial de maior simbolismo do país e este meio de transporte, amigo do ambiente, insere-se na filosofia que os vimaranenses já abraçaram no caminho sustentável que estamos a percorrer da Capital Verde Europeia. Este é um momento importante e marcante da preferência que damos à mobilidade ferroviária e elétrica para o nosso futuro», acrescentou o Presidente da Autarquia, referindo ainda que «a CP vai ganhar muito com esta ligação, mas vão ganhar, sobretudo, os cidadãos portugueses, em especial os vimaranenses».
Manuel Queiró, Presidente da CP, considera que esta decisão surge como «consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marketing agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas. Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir diretamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião», concluiu.
A CP realça ainda os efeitos benéficos da nova ligação para Guimarães. «A região agora abrangida pelos Alfa Pendular tem uma forte dinâmica económica, social e cultural que vai certamente valorizar este aumento da oferta da CP. A crescente importância turística da cidade de Guimarães, cujo Centro Histórico é Património da Humanidade, atrai atualmente milhares de turistas, que passam a contar com mais uma forma de chegar à Cidade Berço».
Notícias relacionadas
-
Guimarães “Desporto Carbono Zero” convoca 55 clubes do concelhoNotícias DesportoUrbanismo e Ambiente
Guimarães “Desporto Carbono Zero” convoca 55 clubes do concelho
08 Fev -
Gabinete de Gestão do Arvoredo criado em GuimarãesUrbanismo e Ambiente
Gabinete de Gestão do Arvoredo criado em Guimarães
08 Fev