“Gala Guimarães Marca” promove talento empresarial local
Primeira edição do evento vai distinguir membros aderentes ao “Guimarães Marca” 2016/2017 que mais se destacam em diversas categorias para além da personalidade e revelação do ano. É às 19 horas, no CAE São Mamede.
A Câmara Municipal de Guimarães realiza a 1ª edição da Gala “Guimarães Marca”, esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 19h00, no CAE São Mamede. O evento contará com presença dos membros aderentes do projeto “Guimarães Marca” que serão distinguidos nas mais diversas áreas. As distinções foram atribuídas por uma equipa de jurados composta por Joana Garoupa, Diretora de Comunicação Institucional da Galp, Joaquim Lima, Diretor Geral da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça, Patricia Canané, Diretora Técnica e Consultora Sénior em mercados e internacionalização na ABS Consulting, e Carlos Paz, professor no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.
Com o intuito de notabilizar o talento empresarial local, a gala vai premiar as organizações em 6 categorias chave: exportação, inovação, internacionalização, qualificação, investimento, sustentabilidade, inclusão social, personalidade e revelação do ano. Para o vereador Ricardo Costa, responsável pela Divisão de Desenvolvimento Económico, “o tecido empresarial vimaranense é, por excelência, dos mais expressivos em Portugal, contando com mais de 3.000 empresas a operar em áreas tão distintas como o têxtil-lar, calçado, cutelaria, vestuário e cartonagem, entre outras, a nível nacional. É com inspiração nas boas práticas existentes que surge este notável evento e a vontade de ressaltar, pela positiva, as nossas organizações, como agradecimento pelo seu idóneo contributo económico e cultural para o concelho. Esperamos que esta seja a primeira de muitas edições, incentivando mais empresas à prossecução de um exercício organizacional adequado ao desenvolvimento do município e do país em geral”.
Projeto “Guimarães Marca”
De Guimarães para o mundo. É este o ponto de partida do projeto “Guimarães Marca”. Através deste programa de afirmação e promoção do tecido económico e cultural do concelho, promovido pela Divisão de Desenvolvimento Económico, o Município de Guimarães pretende espalhar um selo de qualidade pelos cinco continentes, ancorando este objetivo no vasto tecido empresarial da região. A iniciativa arranca com um conjunto alargado de empresas que se associaram, desde o primeiro momento, ao projeto. O grupo de empresas que aderiu à fase inicial do projeto caracteriza-se por conter organizações de prestígio, com uma posição de liderança em setores como o têxtil-lar, calçado, cutelaria, vestuário e cartonagem, entre outras, a nível nacional, e que, na sua maioria, exporta 90% do produto. A médio e longo prazo, o objetivo é que o projeto reúna muitas das 3.000 empresas instaladas na região. A adesão ao projeto está sujeita a inscrição e validação, privilegiando empresas sólidas e cumpridoras dos deveres sociais, inclusivos e de sustentabilidade. O intuito é associar este programa de promoção internacional ao território vimaranense, à indústria de excelência e a um património cultural classificado pela UNESCO. Além das empresas, o projeto “Guimarães Marca” arranca com o apoio de duas entidades: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) – Polo Guimarães e Instituto de Medicina Regenerativa 3B’s.
Enquanto coordenador, a Câmara Municipal de Guimarães terá a missão de sustentar o projeto, dar corpo, gerir a agenda das atividades e promover o selo “Guimarães Marca” a nível internacional, estando presente em algumas das principais feiras internacionais relacionadas com os setores mais importantes. Por sua vez, as empresas aderentes passam a utilizar um selo de qualidade que integra um QR Code de acesso ao vídeo de abertura deste website. Desta forma, vão contribuir para promover internacionalmente o território.