Guimarães a caminho da Certificação como Destino Turístico Sustentável
Apresentação do processo decorreu durante a primeira reunião do Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães, na tarde desta segunda-feira.
Decorreu na tarde desta segunda-feira, na Sala de Conferências do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a primeira reunião do Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães. Na sessão, que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, e de Paulo Lopes Silva, vereador, foi apresentado o processo de certificação de Guimarães como Destino Turístico Sustentável.
Na sua intervenção, Domingos Bragança reconheceu o importante papel do Turismo na economia do concelho, bem como a importância da certificação de Guimarães enquanto Destino Turístico Sustentável, contribuindo para os objetivos de ser Capital Verde Europeia. O edil referiu a necessidade da humanidade se unir em torno da transição ecológica, de reduzir a pegada ecológica na medida de uma cidade um só planeta. "Estamos empenhados no desenvolvimento sustentável do nosso território" e em continuar a ter em Guimarães "um exemplo a ser seguido por outros territórios". "Se em Guimarães cuidarmos do nosso território como cuidamos da nossa casa, (...) conseguimos que quem nos visite não só goste de cá vir e se sinta confortável, como também se preocupe em cuidar e proteger como Guimarães, cuida e protege".
Por sua vez, Paulo Lopes Silva, defendeu esta certificação como "estratégica para a promoção do território e a sua capacidade de atração" de visitantes, considerando importante a "participação do Conselho Municipal do Turismo de Guimarães na adequação dos objetivos verdes com a realidade do território. Assim, "com a colaboração [do Conselho consultivo], esperamos reforçar o posicionamento de Guimarães como um destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas e diferenciadas aos seus visitantes”.
Jorge Costa e João Gomes, representantes da IPDT - Turismo e Consultoria, entidade especialista no desenvolvimento de planos estratégicos e de marketing turístico, estratégias de comunicação e promoção turística, processos de certificação de sustentabilidade para o turismo e produção de informação turística, apresentaram o processo de certificação do Destino Turístico Sustentável.
Um turismo sustentável deve fazer um uso adequado dos recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar que as atividades económicas sejam viáveis a longo prazo. Requer ainda a participação informada dos stakeholders e a monitorização constante dos seus impactos, mantendo um elevado nível de satisfação dos turistas.
EarthCheck Sustainable Destination - O processo de certificação
Entidade certificadora é a EarthCheck Sustainable Destination que "dá aos viajantes a confiança de que os destinos certificados são apoiados por um compromisso com experiências turísticas sustentáveis e de alta qualidade". O rigoroso processo de certificação é baseado na ciência e focado nas pessoas, tendo já sido adotado pelos destinos mais visitados do mundo, há mais de 30 anos.
O processo de certificação EarthCheck Sustainable Destination começa com a criação da autoridade do destino, onde se envolvem as partes interessadas e se nomeia um representante para o processo de certificação. Em Guimarães, foi constituída uma equipa multidisciplinar que tem como competências planear, organizar, concretizar, gerir e supervisionar a certificação. Nesta fase, alinham-se as aspirações e metas de sustentabilidade.
Em seguida, desenvolve-se a Política de Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Social e Económica do destino, comprometendo-se com um caminho de sustentabilidade.
A próxima etapa é o benchmarking e monitorização de desempenho, onde se monitoriza o desempenho do destino em áreas como eficiência energética, gestão de resíduos e conservação de ecossistemas. Identificam-se questões críticas e documentam-se as conclusões, permitindo alcançar o estatuto Bronze Benchmarked.
Depois, implementa-se o sistema de gestão de sustentabilidade, utilizando critérios, guias e modelos fornecidos pela EarthCheck. Esta implementação facilita a medição e gestão das atividades de sustentabilidade pelas equipas e indivíduos envolvidos.
Finalmente, ocorre a certificação. Auditores independentes realizam uma auditoria e elaboram um relatório de desempenho. Se os requisitos forem cumpridos, o destino recebe a certificação e pode usar o logotipo EarthCheck Certified, sendo atualizado anualmente.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de NotíciasDestaque Homepage
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de ...
28 Ago -
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup WeekDestaque Homepage
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup Week
23 Ago