Guimarães entre as 5 cidades mais bonitas de Portugal
Reconhecimento foi atribuído por um conhecido portal de cultura e viagens. «Será sempre subjetivo escolher as cidades mais bonitas de Portugal (…), mas a lista foi feita sobretudo a pensar em cidades cuja beleza merece mais atenção», justifica a Vortex Magazine.
Guimarães está entre as cinco cidades mais bonitas de Portugal, numa escolha efetuada pela Vortex Magazine, conhecido portal de língua portuguesa dedicado à divulgação de temas relacionados com a sociedade, cultura, viagens, tecnologia e vídeos. Além da cidade vimaranense, foram eleitas Tomar, Chaves, Évora, Aveiro, Angra do Heroísmo, entre outras.
Numa seleção que contempla dez cidades, Guimarães é apresentada como uma «cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal», surgindo em destaque uma fotografia do Centro Histórico, Património Cultural da Humanidade, tornando-a «definitivamente um dos maiores centros turísticos da região» e «uma das mais importantes cidades históricas do país», menciona o website.
A página da Vortex Magazine caracteriza ainda as origens da denominação da cidade, «com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes, podendo este topónimo ter tido origem em Vímara Peres, nos meados do século IX, quando fez deste local o seu principal centro governativo do Condado Portucalense que tinha conquistado para o Reino de Galiza e onde veio a falecer», pode-se ler no texto que justifica o reconhecimento da publicação.
Refira-se que, em janeiro de 2013, o Centro Histórico de Guimarães foi o 4º lugar classificado como Património da Humanidade que os turistas mais recomendaram a nível mundial, de acordo com um estudo realizado pelo famoso site de viagens “TripAdvisor”, em colaboração com a UNESCO. Recentemente, o Castelo de Guimarães foi o monumento mais visitado no Norte de Portugal no final do primeiro semestre de 2014, tendo recebido 138 mil pessoas entre janeiro e junho. No topo da hierarquia, surgem também o Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio.
Considerado “Maravilha de Portugal”, título atribuído a 07 de julho de 2007, o Castelo de Guimarães é também premiado internacionalmente. Em abril de 2014, o portal “Tourism-Review”, um dos mais importantes sites de notícias de profissionais de turismo, com buscas em várias publicações e artigos sobre a indústria do sector, a fim de proporcionar aos seus leitores informações relacionadas com as suas necessidades de negócios e de viagens, indicou o Castelo de Guimarães como uma das dez fortificações a serem visitadas na Europa.
Em agosto de 2014, o maior website de viagens do Mundo, o TripAdvisor, distinguiu o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, com o certificado de excelência. Este prémio resultou da avaliação dos visitantes que se deslocam ao Palácio, depois do Castelo de Guimarães também ter sido distinguido com o certificado, em junho desse ano. O Paço dos Duques, cuja construção remonta ao século XV, é Monumento Nacional e Residência Oficial da Presidência da República.
Notícias relacionadas
-
Turismo Industrial em Guimarães arranca com assinatura de protocolos de colaboraçãoDestaque Homepage
Turismo Industrial em Guimarães arranca com assinatura de protocolos de ...
29 Jun -
Guimarães acolheu reunião de 250 Agentes de viagens de todo o mundoDestaque Homepage
Guimarães acolheu reunião de 250 Agentes de viagens de todo o mundo
17 Jun