Guimarães marcou presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
O Município de Guimarães apresentou alguns casos de sucesso que refletem o ecossistema de inovação territorial.
O Município de Guimarães esteve no Brasil, onde participou na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, juntamente com outros Municípios portugueses, brasileiros, e de fronteiras na América do Sul, enquadrada na última visita técnica no âmbito do projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, uma ação internacional executada pela CNM - Conferderação Nacional de Município e pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, e do qual o Município de Guimarães integra.
Na sua participação na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Divisão de Desenvolvimento Económico, através de Marta Mota Prego e Flávio Freitas, tiveram a oportunidade de dinamizar a palestra “Guimarães como Laboratório de Inovação”, onde apresentaram alguns casos de sucesso que refletem o ecossistema de inovação territorial. Ainda, e a convite do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a comitiva marcou presença na Arena "Encontro de boas práticas de enfrentamento a violência contra a mulher”, onde partilhou a experiência de cooperação entre o município de Guimarães (PT) e Santarém (BR) através do projeto “Guimarães Une”.
Guimarães Une inspira Município brasileiro de Santarém a criar uma plataforma que pretende integrar mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho
O InovaJuntos une ainda Guimarães e Santarém, Município brasileiro, que tem vindo a desenvolver uma plataforma que nasceu com profunda inspiração na Guimarães Une (plataforma desenvolvida pelo Município de Guimarães), e que visa criar ligações entre mulheres vítimas de violência doméstica e o mercado de trabalho. Neste sentido, a visita técnica serviu para ativar a rede de trabalho que implementará o projeto, tendo sido realizadas reuniões de trabalho com vista a preparar o lançamento da plataforma “Santarém Une” e a operacionalização da ação, nomeadamente com a rede de defesa e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e com a Associação Comercial e Industrial de Santarém.
Pelo bom exemplo de boa prática que representa, a cooperação entre os Municípios de Guimarães (PT) e Santarém (BR), Santarém Une – Mulheres de Tapajós, foi selecionada para integrar o evento “Circuito Urbano”, no âmbito do programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promovido pela ONU, e com foco no desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo para todas as pessoas.
Guimarães em São Bento do Sul para promover o empreendedorismo e partilhar a experiência de classificação conhecimentos relacionados com o Património da UNESCO
A comitiva vimaranense esteve ainda no Município de São Bento do Sul para consolidar as ações em desenvolvimento no âmbito dos acordos de cooperação assumidos pelas duas cidades.
Neste âmbito, e a convite do Município brasileiro, Guimarães integrou o painel de jurados do Hack IoT Planalto Norte 2024, uma ação inspirada no Set.Up In(dustry), que consiste num programa de aceleração e incubação para startups que desenvolvem produtos ou serviços de forte pendor digital e tecnológico com aplicação industrial, um projeto criado e dinamizado pelo Município de Guimarães, através do Set.Up Guimarães.
No âmbito do projeto de cooperação para a reabilitação do Prédio Manoel Tavares, único exemplar de arquitetura portuguesa presente neste município, Guimarães dinamizou a palestra “A Valorização do Legado Histórico de Guimarães e o seu Reconhecimento pelo Património Mundial da Unesco”. O painel de discussão focou-se no processo de reabilitação do prédio público, combinando a experiência de Guimarães enquanto Património Mundial da Humanidade e o conhecimento local da universidade.
Sobre o InovaJuntos
O projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, uma ação internacional executada pela CNM e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que conta com o apoio financeiro da União Europeia, e do qual o Município de Guimarães faz parte.
O InovaJuntos tem como objetivo fomentar intercâmbios entre políticas locais inovadoras voltadas para a promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável, envolvendo iniciativas portuguesas, brasileiras e de outros países da América Latina.
Ao nível internacional, o projeto atua com foco na Agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana.
Notícias relacionadas
-
Guimarães em Reguengos de Monsaraz para discussão do processo de execução do Plano Local de Ação IntegradaNotícias DDE
Guimarães em Reguengos de Monsaraz para discussão do processo de execução do ...
30 Mai -
Guimarães lidera região do Ave com 229 empresas PME Líder 2022Notícias DDE
Guimarães lidera região do Ave com 229 empresas PME Líder 2022
24 Mai