Música Religiosa, Exposições e Procissões para viver em Guimarães “da Quaresma à Páscoa”

Câmara de Guimarães desenvolve programa, em articulações com várias instituições, que se estende entre os dias 24 de março e 9 de abril
A cidade de Guimarães prepara-se para receber "A Paixão de Guimarães", um percurso cultural que irá levar os visitantes a descobrir peças de elevada qualidade artística relacionadas com a Quaresma, em 18 locais diferentes da cidade. Desde igrejas a museus, o visitante poderá apreciar três peças do acervo de cada instituição parceira relacionadas com o tema da Paixão. Os visitantes poderão iniciar e terminar o percurso quando quiserem, entre os dias 24 de março e 9 de abril. Além disso, haverá quatro passos da Paixão espalhados pela cidade. A entrada é sempre livre, mas limitada à capacidade dos espaços.
Além do percurso cultural, a cidade também será palco de celebrações religiosas, como a Procissão dos Santos Passos, Via Sacra, Bênção e Procissão dos Ramos, Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-pés, Procissão das Endoenças, Celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Enterro do Senhor, Celebração da Vigília Pascal e Celebração de Envio dos Compassos Pascais.
Para completar a programação, a VII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães apresentará um programa variado com agrupamentos e artistas internacionais e locais, como "Musica Antigua-Eduardo Paniagua", Lev Vinocour, e Ensemble Bonne Corde.
Paulo Lopes Silva, Vereador com os pelouros de Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, na apresentação do programa em conferência de imprensa, destacou a “riqueza cultural [presente no] programa diversificado que inclui a Orquestra de Guimarães, o Quarteto de Cordas e os vários grupos corais.” O Vereador afirmou que este evento “tem como objetivo aumentar a dimensão internacional da cidade e promover o crescimento e divulgação dos grupos culturais locais, bem como proporcionar o contacto com artistas de dimensão global.” Destaque ainda para a exposição "Paixão de Guimarães", que apresenta peças que não estão permanentemente em exposição e que agora podem ser apreciadas pelos vimaranenses.
Na globalidade do evento, são esperados milhares visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros.
Em termos de ocupação turística, o setor da hotelaria registou em 2022 (período de retoma) uma taxa média de ocupação-quarto de 77,7%, sendo que, em algumas unidades hoteleiras, se verificou uma taxa de ocupação muito próxima dos 100%. Já no que respeita às restantes tipologias de alojamento para turistas, designadamente os empreendimentos de turismo de habitação e no espaço rural e o alojamento local, da amostra habitualmente recolhida pela Divisão de Turismo, a taxa média de ocupação rondou os 88%.
É expectável que a edição de 2023 do evento "da Quaresma à Páscoa" contribua para que se superem os valores de ocupação turística pré-pandemia.
Notícias relacionadas
-
Arquivo Municipal de Guimarães assinala 90 anos da sua fundação
Arquivo Municipal de Guimarães assinala 90 anos da sua ...
22 Jun 2021 -
Guimarães promove jornadas históricas para dar visibilidade às investigações produzidas sobre a época medieval
Guimarães promove jornadas históricas para dar ...
20 Jun 2021 -
Jornadas Históricas na Afonsina 2021 debatem o tema “A Mulher na Idade Média”
Jornadas Históricas na Afonsina 2021 debatem o tema “A ...
17 Jun 2021 -
Câmara de Guimarães atribui mais 210 mil euros para projetos culturais
Câmara de Guimarães atribui mais 210 mil euros para ...
16 Jun 2021 -
Recordar a Feira Afonsina com exposição de fotografias das anteriores edições
Recordar a Feira Afonsina com exposição de fotografias ...
15 Jun 2021 -
Projeto de Miguel Trigo selecionado para implementar no Bairro C
Projeto de Miguel Trigo selecionado para implementar no ...
08 Jun 2021