Open Call para participação na 10ª edição do Westway LAB
Evento de cariz único convida todos os anos artistas a apresentarem os seus projetos musicais em múltiplos espaços da cidade berço de Portugal e a participarem nas residências de cocriação no acolhedor Centro de Criação de Candoso (CCC), uma antiga escola localizada nas imediações da cidade que foi convertida para o propósito artístico.
Comemorando a sua 10ª edição entre os dias 12 e 15 de abril de 2023, o Westway LAB é um festival que combina uma conferência internacional de música com uma residência artística anual que cruza músicos portugueses e estrangeiros, e concertos nos dias finais do evento. A edição da década promete produzir novas possibilidades de criação. O Westway LAB tem sido gerador de muitos encontros, obras e projetos internacionais ao longo dos últimos nove anos, no domínio da música, colocando Guimarães de forma discreta, mas consistente, na rota das grandes transformações do setor. Em 2023, o evento mantém toda a pujança assente no processo, pensamento e produto, a partir da conjugação das Residências Artísticas, Conferências e Festival.
Promovido pel'A Oficina, em Guimarães, em parceria com a AMAEI (Associação Portuguesa de Música Independente), a WHY Portugal (o Gabinete de Exportação em Portugal) e a GDA (Sociedade Portuguesa de Gestão dos Direitos dos Artistas), este evento de cariz único convida todos os anos artistas a apresentarem os seus projetos musicais em múltiplos espaços da cidade berço de Portugal e a participarem nas residências de cocriação no acolhedor Centro de Criação de Candoso (CCC), uma antiga escola localizada nas imediações da cidade que foi convertida para o propósito artístico.
Estas residências artísticas – a que o Westway LAB nos tem vindo a habituar – proporcionam uma semana de criação ao vivo e em puro ambiente de trabalho para os artistas selecionados, simbolizando a liberdade criativa absoluta, na magia que é compor novas músicas com artistas de várias nacionalidades.
Aqui, 4 grupos de trabalho de 3 artistas (com pelo menos 1 artista de nacionalidade portuguesa em cada grupo) trabalham e compõe juntos, na semana anterior ao festival, com o objetivo de criar novos projetos em paralelo aos seus projetos já existentes. No final da semana de trabalho e convivência, cada grupo apresenta, em concerto ao vivo de 30 minutos, as suas criações num dos dois primeiros dias do festival. Essas estreias ao vivo de cada projeto serão filmadas e gravadas para propiciar o lançamento desse novo projeto na Europa e no mundo.
As candidaturas podem ser realizadas até ao fim do dia 22 de janeiro de 2023 (WET) através do website www.westwaylab.com, onde é possível consultar informações adicionais e as condições de participação nos Showcases e nas Residências (como cachet, alimentação, deslocação, alojamento, acesso às conferências PRO, entre outras).
Notícias relacionadas
-
Dead Combo regressam ao Centro Cultural Vila Flor
Dead Combo regressam ao Centro Cultural Vila Flor
27 Fev 2019 -
Concerto de Missa Brevis nas noites culturais do Congresso Internacional sobre ‘A Morte’
Concerto de Missa Brevis nas noites culturais do ...
21 Fev 2019 -
Guimarães reforça dimensão cultural com um congresso ousado mas essencial
Guimarães reforça dimensão cultural com um congresso ...
21 Fev 2019 -
Mais de 100 comunicações no Congresso “A Morte” a decorrer em Guimarães
Mais de 100 comunicações no Congresso “A Morte” a ...
18 Fev 2019 -
Guimarães apresenta novo modelo de apoio a projetos e atividades culturais
Guimarães apresenta novo modelo de apoio a projetos e ...
16 Fev 2019 -
Câmara de Guimarães apresenta alterações ao regulamento da cultura
Câmara de Guimarães apresenta alterações ao regulamento ...
12 Fev 2019