Voto de louvor ao Grupo Folclórico da Corredoura - Festival FEST’IN FOLK CORREDOURA
Inclusão do FEST’IN FOLK CORREDOURA na lista dos festivais CIOFF.
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou esta quinta-feira o Voto de Louvor ao Grupo Folclórico da Corredoura, pela inclusão do FEST’IN FOLK CORREDOURA na lista dos festivais CIOFF, tendo sido aprovada por unanimidade, o que faz do evento um ponto alto do folclore vimaranense e da cultura tradicional vimaranense. Recorde-se que o CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) é parceiro oficial da UNESCO, porquanto promove o intercâmbio cultural e a Paz entre os Povos.
O Grupo Folclórico da Corredoura organiza, anualmente, o FEST’IN FOLK CORREDOURA um festival sem muros e que constrói pontes. Sem muros, porque promove iniciativas que percorrem múltiplos espaços, desde o centro histórico ao Campo de S. Mamede, mas também por diferentes freguesias do concelho, no contacto com diversas instituições sociais. Passa também, e inevitavelmente, por S. Torcato, onde decorre uma cerimónia ecuménica, que recebe gente de diferentes religiões. É um evento da Arte Popular, que estabelece pontes entre culturas, países, mas sobretudo pessoas.
O FEST’IN FOLK CORREDOURA destina-se a todos sem exceção, pois o mundo que dança em Guimarães traz também a cultura de outros países a pessoas acolhidas em instituições que, por esse motivo, têm menos possibilidade de assistir aos eventos. Realiza workshops nas praças públicas, desfiles e paradas dos povos e dos grupos, num cruzamento de cores, música e culturas diferentes, mas que nos unem.
No passado dia 15 de dezembro, o Grupo Folclórico da Corredoura e a Câmara Municipal de Guimarães foram informados pelo CIOFF - Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas, de que o FEST’IN FOLK CORREDOURA passou a ser credenciado por esta organização como festival de elevada qualidade, dos calendários nacional e mundial, uma vez que, citamos, “vivencia culturas dos cinco continentes, promove a paz e a amizade entre os povos, contribui em larga escala para a promoção dos nossos territórios além-fronteiras”. A mesma comunicação refere o papel importante nesta classificação da parceria que o festival soube estabelecer com o Município de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Combinando realidade e ficção, o som e a luz e os corpos de "Take" fazem história no CCVF a 27 de abril
Combinando realidade e ficção, o som e a luz e os corpos ...
15 Abr 2024 -
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criação
ExcentriCidade: Chegou a vez das freguesias mostrarem o ...
11 Abr 2024 -
Music Series estreia-se em Guimarães com uma fusão de clássico e jazz na Casa de Sezim
Music Series estreia-se em Guimarães com uma fusão de ...
11 Abr 2024 -
Quarteto de Saxofones e Violoncelista representam Guimarães na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico
Quarteto de Saxofones e Violoncelista representam ...
08 Abr 2024 -
Abertas candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio
Abertas candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio
04 Abr 2024 -
Guimarães celebra os 50 anos do 25 de abril com programação alargada
Guimarães celebra os 50 anos do 25 de abril com ...
03 Abr 2024