Domingos Bragança destaca rigor nos planos de contingência para reabertura dos Centros de Dia

Reunião da Subcomissão de Acompanhamento Situação Municipal COVID-19 decorreu esta quarta-feira por videoconferência.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães apelou ao “máximo rigor” na elaboração e atualização dos planos de contingência e manifestou a colaboração necessária com todas as entidades para preparar a reabertura dos Centros de Dia e Serviços de Apoio ao Domicílio, no seguimento de uma reunião por videoconferência da Subcomissão Acompanhamento Situação Municipal COVID-19 que decorreu esta quarta-feira, 02 de setembro.
Os centros de dia já podem reabrir, mas ainda condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente com outras respostas sociais.
Participaram nesta reunião os representantes dos Projetos Sociais com atividades para idosos, Centros de Dia e Serviços de Apoio ao Domicílio (sem a valência de lar), Centros de Convívio, Universidades Seniores e a Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães.
“A pandemia não passou e temos a plena consciência que entramos numa nova fase. É fundamental um acompanhamento próximo da população de risco para evitar a propagação do contágio, sendo importante reconhecer o trabalho que as instituições de Guimarães, através das suas equipas e técnicos, têm desenvolvido um excelente trabalho a este nível no sentido de mitigar o problema do isolamento da população mais idosa”, salientou Domingos Bragança. Todavia, o Presidente da Câmara Municipal e responsável máximo da Proteção Civil fez questão de deixar um alerta para “a atualização dos Planos de Contingência” no sentido de cumprir as recomendações das entidades de saúde.
“A Câmara Municipal continua disponível para apoiar no que for necessário, inclusive no apoio à formação de técnicos, mas deve de existir uma atenção geral quanto às medidas de prevenção”, salientou ainda Domingos Bragança. “O bem-estar físico e psicológico da população sénior é fundamental e nesse sentido é importante criar estas respostas para combater o isolamento social, através dos programas que estão a ser definidos nas instituições, mas em primeiro lugar deve estar sempre a saúde das pessoas e não podemos correr riscos”.
Esta reunião contou ainda com os representantes dos Bombeiros, do diretor ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho, a Delegada de Saúde, Fátima Dourado, o Diretor da Segurança Social, João Ferreira e os Serviços Municipais da Proteção Civil.
Informa-se ainda que na próxima sexta-feira, 4 de setembro, reunirá a Comissão Municipal da Proteção Civil para a análise da evolução da situação municipal COVID-19.
Notícias relacionadas
-
Guimarães implementa rede de armadilhas para combate à ...
2022/04/21 -
Interdição de Queimas e Queimadas entre os dias 5 e 7 de ...
2022/04/04 -
Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães promove ...
2022/03/01 -
Centro de Vacinação de Guimarães aberto às sextas-feiras ...
2022/02/25 -
Comunicação de ninhos de vespas velutinas através do ...
2022/02/09 -
Interdição de Queimas e Queimadas até ao dia 9 de fevereiro
2022/02/01