Jovens empreendedores apresentaram em Guimarães quatro ideias de negócios
Polo de Azurém da Universidade do Minho acolheu 5ª edição do Liftoff Working Ideas. Estudantes universitários apresentaram ideias de negócios a eventuais investidores.
Quatro ideias de negócio resultaram da realização da quinta edição do Liftoff Working Ideas, projeto inovador promovido pelo LIFTOFF - Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães. Esta iniciativa pretendeu incentivar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio através de empreendedores organizados em equipa, bem como a apresentação destas ideias a possíveis investidores.
“Plant n’breath”, uma plataforma que visa reduzir a pegada no planeta, através da reflorestação e preservação do património local, é uma das ideias apresentadas, à qual se junta a aplicação “Runkie”, que gera percursos de corrida no exterior, sendo os corredores os utilizadores que trocam quilómetros corridos por pontos para a obtenção de recompensas. “chic2chic” é uma marca de malas com design exclusivo, criadas a partir de materiais vintage, com uma forte componente humanitária ligada mais propriamente a causas feministas. O projeto “Ideias e Soluções” é um portal colaborativo de conexão entre candidatos a empreendedores, ideias e possíveis soluções e desenvolvedores.
A realização desta iniciativa procurou fornecer ferramentas aos jovens estudantes universitários para que sejam capazes de explorar as suas ideias, planificar e desenvolver um modelo de negócios, privilegiando a sua criatividade, investigação e capacidade de inovação em negócios de valor acrescentado, com o apoio de técnicos especialistas e empresários de renome. Ao mesmo tempo, teve como objetivo desenvolver competências para o trabalho em equipa nos potenciais empreendedores e promover a oportunidade de apresentação de um modelo de negócios amadurecido a uma panóplia de “business angels”, capitais de risco e investidores que possam associar-se na viabilização destes projetos.
Ao longo de todo o processo, os promotores contaram com o apoio de vários mentores convidados, cujo conhecimento e experiência foram um contributo fundamental para melhorar o projeto de cada grupo. Elaborado o plano de negócios, decorreu a preparação de uma apresentação em formato “pitch” (curta apresentação de vendas), com o objetivo de cativar potenciais investidores numa sessão que encerrou a edição deste ano do “Liftoff Working Ideas”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães identifica “Lugares com História” em todo o ...
2022/07/20 -
Sessão de Esclarecimento Pública do Programa “Lugares ...
2022/07/18 -
Pólo de Formação Tecnológica da Indústria Têxtil ...
2022/06/03 -
Boas práticas de inovação apresentadas por Guimarães com ...
2022/05/30 -
Guimarães integra Missão de Cooperação Técnica ao Brasil ...
2022/05/26 -
Mais de duas centenas de empresas de Guimarães ...
2022/05/26