Loja Oficina inaugura exposição dedicada a Alberto Sampaio

Inauguração agendada para a próxima sexta-feira, 15 de novembro, às 17h00.
A casa que acolhe a Loja Oficina, situada na Rua da Rainha D.ª Maria II, já foi de Alberto Sampaio (1841-1908), um dos homens fundamentais do século XIX em Guimarães. Simbolicamente, no dia do seu aniversário, a 15 de novembro, inaugura-se um núcleo expositivo na Loja Oficina sobre a figura de Alberto Sampaio, que é também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias.
Alberto Sampaio regressa às origens, à cidade de Guimarães, onde nasceu a 15 de novembro de 1841. A data é assinalada com a inauguração da “Sala Alberto Sampaio”, no dia 15 de novembro, às 17h00, na Loja Oficina, onde ficará patente um núcleo expositivo de objetos e fotografias que nos convocam para o encontro com o historiador naquela que foi, em tempos, a casa da sua família materna.
Na tarde do dia seguinte, 16 de novembro, assinala-se também a primeira incursão pelo roteiro “Lugares de Alberto Sampaio em Guimarães” que será mais um motivo de atração turística para quem se predispõe a calcorrear o centro da cidade, em busca dos sítios que, há quase dois séculos, foram cenários de acontecimentos da geografia afetiva, social e intelectual de Alberto Sampaio. O ponto de encontro deste percurso está marcado para as 14h30, na Loja Oficina.
Localizada em pleno coração histórico da cidade de Guimarães, a Loja Oficina é um espaço privilegiado de aquisição de algumas das melhores peças de artesanato de produção local, onde é possível assistir a todo o processo artesanal da manufatura do Bordado de Guimarães e da Cantarinha dos Namorados, através das artesãs que ali trabalham diariamente.
Para além do núcleo expositivo permanente dedicado a Alberto Sampaio que inaugura a 15 de novembro, é possível visitar exposições temporárias, bem como participar em oficinas de artesanato que a Loja organiza regularmente. Atualmente encontra-se patente uma exposição de António Silva, artesão com ateliê em Aldão, explorador da manufatura de instrumentos musicais de corda, que se entusiasmou pela prática do modelismo tornando-se num especialista em réplicas de embarcações históricas. No final do ano, a 13 de dezembro, será inaugurada uma exposição de Maria Fernanda Braga, uma das guardiãs da arte de erguer a Cantarinha dos Namorados e uma das mais profícuas ceramistas vimaranenses. Com entrada livre, as exposições podem ser visitadas no horário de funcionamento da Loja, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Notícias relacionadas
-
“Colóquios Simples” convidam-nos para um encontro entre ...
2023/03/06 -
Espetáculo "Espanto" deixa alunos dos agrupamentos de ...
2023/02/16 -
Teatro Oficina estreia nova criação a 22 setembro
2022/09/20 -
Inscrições nas Oficinas do Teatro Oficina decorrem de 1 ...
2022/09/02 -
Convocatória para a Mostra de Amadores de Teatro
2022/07/01 -
Oficinas de Férias da Páscoa levam à descoberta de novos ...
2022/03/31