Ampliação de cemitério de Gondar reflete apoio da Câmara de Guimarães às freguesias
Cerimónia de inauguração decorreu este domingo, 15 de novembro. Área campal foi significativamente alargada com a realização desta intervenção.
O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou as obras de ampliação e requalificação do cemitério de Gondar. A intervenção, financiada pela Câmara Municipal, mediante a atribuição de um subsídio de 80 mil euros, permitiu reforçar a capacidade do cemitério, passando de 330 para 550 sepulturas, ocupando agora uma área total de 1.172 metros quadrados.
O Município de Guimarães colaborou no processo de aquisição do respetivo terreno e comparticipou nos custos referentes à aquisição do espaço e elaboração do projeto de execução, no âmbito do protocolo celebrado em 2014, depois da Junta de Freguesia de Gondar, na qualidade de entidade gestora e administradora do cemitério da freguesia, ter comunicado à Câmara Municipal as suas preocupações relativamente à necessidade de realização de um alargamento, tendo em conta a lotação existente e a consequente impossibilidade de dar resposta às necessidades da sua população.
«As freguesias têm realidades diferentes e desiguais e o investimento feito pela Câmara demonstra que é mais equitativo quando estão em causa realizações que, muitas vezes, as freguesias não têm capacidade de suportar financeiramente. A construção de cemitérios novos, as ampliações ou requalificações são infraestruturas e equipamentos prioritários das nossas freguesias. No caso de Gondar, a intervenção ficou muito bem complementada pela beleza da sua antiga Igreja», realçou o responsável pela Autarquia de Guimarães.
José Augusto Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Gondar, enalteceu a realização das obras que permitiram criar «melhores condições de segurança» e dotar o cemitério com «rampas de acesso» para cidadãos portadores de mobilidade reduzida. Um dos próximos objetivos é construir uma área de sanitários de apoio às pessoas que frequentam o local. «A Câmara Municipal está disponível a colaborar», referiu Domingos Bragança. «Este espaço ficou muito bem arranjado e todos temos de preservar e manter a sua dignidade, num lugar onde recordámos as memórias de entes queridos e lembrámos aqueles que fizeram parte da nossa vida», concluiu.
Notícias relacionadas
-
Requalificação do Cemitério de Rendufe: Um Espaço de Memória e Cuidado para a comunidadeNotícias geraisOutras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Requalificação do Cemitério de Rendufe: Um Espaço de Memória e Cuidado para ...
20 Nov -
Novo Espaço do Cidadão inaugurado na Junta de Freguesia de GondarNotícias geraisOutras Notícias
Novo Espaço do Cidadão inaugurado na Junta de Freguesia de Gondar
31 Mar