Antiga entrada na cidade por Creixomil será requalificada pela Câmara de Guimarães
Histórica rua dos Cutileiros (Creixomil) com sentido único a partir do próximo ano. Habitantes passarão a ter espaço público mais qualificado, com mais área verde, iluminação LED e passeio pedonal em toda a sua extensão.
A Câmara Municipal de Guimarães apresentou publicamente o projeto de reperfilamento e de requalificação da rua dos Cutileiros e da área envolvente à Igreja de Creixomil. A sessão pública, que decorreu num participado auditório da Junta de Freguesia, permitiu esclarecer os habitantes sobre a alteração viária que será realizada na antiga estrada nacional, outrora considerada uma das principais entradas na cidade, na ligação entre Guimarães e Famalicão.
A proposta visa essencialmente a resolução do problema viário e pedonal existente, dotando a rua dos Cutileiros de apenas uma única faixa de rodagem, com o sentido do trânsito na entrada da cidade, desviando dessa forma o tráfego de passagem. Com este reordenamento urbano, pretende-se melhorar os acessos pedonais e viários já existentes, valorizando todo o espaço público associado, criando-se novas áreas de lazer e uma nova disciplina nos lugares de estacionamento.
A intervenção incide também na construção de passeios em betuminoso pigmentado, com dimensões amplas, amigo dos modos de locomoção condicionados, conferindo prioridade aos peões. A faixa de rodagem passará a ter 4 metros de largura e passeio de ambos os lados da rua, garantindo-se os acessos viários a todas as garagens e habitações.
Percursos pedonais e mais área verde
No projeto apresentado pelo arquiteto camarário Artur Corte-Real, verificou-se que serão requalificadas áreas atualmente sem função para a criação de espaços de utilização coletiva e de enquadramento paisagístico, através do desenho do espaço público, reordenamento automóvel, pavimentação, arborização, corredores verdes, estacionamento, complementado com mobiliário urbano (bancos, papeleiras, ecopontos, caldeiras) e um sistema de iluminação LED.
Na interseção da rua dos Cutileiros com a rua Miradouro de Baixo, o projeto privilegia o peão, havendo a interrupção da faixa de rodagem para passeio valorizando desta forma os percursos transversais que dão continuidade a outras fases de projeto. Na rua Miradouro de Baixo apenas será permitido o acesso automóvel pela rua dos Cutileiros a residentes locais e veículos de emergência. Houve também a preocupação de valorizar o eixo principal cemitério-cruzeiro-igreja.
«A requalificação da obra será lançada a concurso em 2016! O que fizermos neste percurso será bem feito, por isso, estamos a ouvir cidadãos, moradores e comerciantes. O projeto de regeneração desta importante rua de Creixomil, bem como a beneficiação da área envolvente da Igreja, terá de ser atrativo», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, depois das questões colocadas pela mais de meia centena de habitantes presentes na sessão pública de esclarecimento.
Notícias relacionadas
-
Requalificação da Rua Prof. Abel Salazar em CreixomilNotícias geraisOutras Notícias
Requalificação da Rua Prof. Abel Salazar em Creixomil
18 Abr -
“Sala do Tempo” inaugurada em Creixomil, no âmbito das comemorações do 24 de Junho - Dia Um de PortugalNotícias geraisOutras Notícias
“Sala do Tempo” inaugurada em Creixomil, no âmbito das comemorações do 24 de ...
23 Jun