Avaliação de Risco e Gestão de Infraestruturas Civis no centro do debate em Guimarães
Projeto NORISK visa preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas.
Decorreu hoje, no auditório Nobre da Universidade do Minho – Polo Azurém, o Workshop do projeto Erasmus+ "Design Measures - NORISK", que pretende refletir sobre a importância da Avaliação de Risco e Gestão de Infraestruturas Civis. A sessão da abertura contou com a presença da vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães, Ana Berkeley Cotter, a vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, o diretor do Departamento de Engenharia Civil, Rui Ramos, e o coordenador do NORISK, José Campos e Matos.
Este projeto visa preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas, destacando-se a apresentação do conteúdo do mestrado europeu em Avaliação e Gestão de Riscos de Infraestruturas Civis, que é coordenado pela Universidade do Minho, em conjunto com Universidade de Pádua (Itália), La Rochelle (França) e Politécnica da Catalunha (Espanha), e se encontra em acreditação.
Ana Cotter, Vereadora do Urbanismo, considera a infraestrutura civil como “essencial para o funcionamento da sociedade” dada a sua abrangência de fornecimento de serviços essenciais, como transportes, água, energia, comunicação, entre outros.
A vereadora afirma que um mestrado em Avaliação de Riscos e Gestão de Infraestruturas Civis capacita os futuros especialistas para a realização de avaliações mais abrangentes e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de gestão de riscos.
Referindo-se a Guimarães, Ana Cotter destacou as políticas e investimentos que são percecionadas como garantia de um futuro mais seguro e sustentável. Um dos muitos exemplos são as Bacias de Retenção, na parte baixa da cidade. Um trabalho de adaptação às alterações climáticas que permitiu pôr cobro às frequentes cheias que assolam o território. Outro exemplo é a criação do plano de Segurança Contra Incêndios para o Centro Histórico de Guimarães - Património Mundial da UNESCO.
Notícias relacionadas
-
Guimarães promove o concelho na maior feira de turismo em PortugalNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães promove o concelho na maior feira de turismo em Portugal
26 Fev -
Espetáculo multimédia no Centro Histórico de Guimarães na Passagem de Ano 2017/2018Notícias geraisOutras Notícias
Espetáculo multimédia no Centro Histórico de Guimarães na Passagem de Ano ...
27 Dez