Banhos Velhos, Ano Novo: 13ª edição traz uma mão cheia de novidades e um regresso há muito esperado
Capitão Fausto regressa às Caldas das Taipas para um concerto há muito aguardado. Best Youth, Moullinex, Conjunto Corona, Zen e Máquina destacam-se na edição que decorre de maio a setembro.
Decorreu na manhã desta terça feira a sessão de apresentação da programação dos Banhos Velhos para 2024, nos Banhos Velhos, na presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Vitor Pais, Diretor Executivo da Taipas Termal, e José Manuel Gomes, antigo programador que volta a assumir funções, porque "equipa que ganha não mexe".
Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva destacou o "trabalho desenvolvido nos últimos anos nos Banhos Velhos", onde o Município é parceiro através do programa ExcentriCidade que volta a apoiar o cartaz da Taipas Termal.
Do ponto de vista turístico, é percetível a importância e o contributo da Taipas Termal em "criar condições que incentivem os nossos visitantes estender a sua estadia" e descobrir o que um território como Guimarães tem para partilhar.
Para José Manuel Gomes, programador dos Banhos Velhos, existe hoje "uma perspectiva maior" do evento, fruto da evolução de 4 mil pessoas por ano para as 20 mil, e de "15 pessoas nas sessões de cinema para 200". Face a estes dados, o programador defende que os eventos "passaram a ser reconhecidos pelos habitantes das Taipas, que agora comparecem em massa". Esta será, afirma José Gomes, "uma temporada cultural com atividades para todos os públicos, naquele que é um local com uma mística muito própria".
Para esta 13ª edição, Capitão Fausto, Best Youth, Moullinex, Conjunto Corona, Zen e Máquina são os destaques na programação que decorre de maio a setembro, nas Caldas das Taipas, Guimarães.
Enquanto ciclo de programação cultural promovido pela Cooperativa Taipas Termal, a missão dos Banhos Velhos continua a ser a mesma: “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre".
Para além dos concertos, também estão previstos cinema, tertúlias, palestras, teatro, ‘ateliers’ infantis, visitas guiadas e serviço educativo, “contando com mais de duas dezenas de iniciativas, para todas as idades, e com entrada livre”.
O espaço Banhos Velhos já se tornou uma "marca identitária e histórica na vila das Caldas das Taipas, desde 1753”, que, após a sua restauração em 2010, se tornou num espaço de cultura e lazer, onde a "história se funde com a cultura e o património".
Notícias relacionadas
-
Guimarães distinguida em programa europeu pela “Proteção e Promoção da Biodiversidade”Notícias geraisNotícias GMV
Guimarães distinguida em programa europeu pela “Proteção e Promoção da ...
06 Out -
Protocolos 2017 com instituições culturais de Guimarães são assinados este sábadoNotícias CulturaNotícias gerais
Protocolos 2017 com instituições culturais de Guimarães são assinados este ...
17 Mar