Câmara de Guimarães propõe calendário cultural partilhado com associações
Associações de âmbito cultural aplaudiram a iniciativa do Município em elaborar um calendário partilhado sobre os eventos programados para o ano 2018.
Cerca de meia de centena de associações e instituições de âmbito cultural do concelho de Guimarães marcaram presença numa reunião, na passada terça-feira, 6 de Fevereiro, com o pelouro da Cultura do Município de Guimarães a fim de discutir a elaboração de um calendário cultural partilhado entre todos os intervenientes.
A Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, presidiu a esta sessão onde defendeu uma estratégia conjunta para "programar os eventos e definir a melhor forma de os comunicar" com o objetivo de chegar ao maior número possível de pessoas. Adelina Pinto salientou que "o tecido associativo de Guimarães é bastante ativo no plano cultural", tendo em linha de conta que "muitas vezes acontecem vários eventos ao mesmo tempo, à mesma hora, dispersando o público que pode estar interessado em marcar presença". Foi nesse sentido que o Município apresentou uma estrutura de calendário, a fim de ser partilhada numa plataforma com todas as entidades, que contemplará todos os eventos culturais programados para o ano de 2018, inclusive aqueles que são da responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães e da régie-cooperativa "A Oficina".
A partir de agora, todas as Associações e Entidades que constam no Registo Municipal de Entidades Culturais, Artísticas, Recreativas e Humanitárias de Guimarães, com candidaturas efetuadas ao abrigo do regulamento que aquele registo tem por base (RMECARH), serão convidadas a ter acesso à agenda do Calendário Cultural no sentido de assinalar a programação dos seus eventos, conforme o respetivo plano de atividades.
Nesta primeira reunião, cerca de meia centena de associações e instituições marcaram presença, no Palácio Vila Flor, registando pela positiva a iniciativa do Município por ir ao encontro de algumas das dificuldades sentidas neste processo de programação cultural. Foram apresentadas algumas propostas para melhor compreensão da agenda cultural sob a divisão geográfica e/ou atividade artística.
Notícias relacionadas
-
Enter the Void do IPCA regressa a Guimarães
Enter the Void do IPCA regressa a Guimarães
11 Jun -
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 de setembro
Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023 com candidaturas até 30 ...
28 Mai