Câmara de Guimarães reforça apoio aos clubes e apresenta estudo sobre impacto económico no desporto
Contratos-programa com os clubes do concelho foram assinados este sábado, 3 de fevereiro, visando a aposta na formação e criação de melhores condições para a prática desportiva. Apoio ultrapassa os 800 mil euros.
A Câmara Municipal de Guimarães celebrou contratos-programa de apoio financeiro para a época 2017/2018, com os clubes desportivos do concelho, numa cerimónia que decorreu na Plataforma das Artes, com as presenças de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Costa, Vereador do Desporto e ainda Fernando Perna, Professor da Universidade do Algarve e responsável pela elaboração de um estudo pioneiro sobre o impacto económico do desporto no Município de Guimarães.
Domingos Bragança registou, pela positiva, as conclusões do estudo e anunciou a vontade da autarquia em editar em livro o documento apresentado, com o objetivo de disponibilizar esta ferramenta a todas as pessoas e em especial aos dirigentes desportivos. Nota de destaque para alguns dados relevantes, na medida em que 79% da população vimaranense indica ter atividade física regular (embora com intensidades diferentes). Este estudo aponta que as modalidades mais praticadas no concelho são o fitness, o ciclismo e o atletismo/caminhada, correspondendo à obra que está em curso na construção da Ecovia.
Os vimaranenses entendem ainda, de forma muito expressiva, que o desporto e a realização de eventos desportivos são decisivos para a afirmação de Guimarães em Portugal e no Mundo, de acordo com o estudo apresentado por Fernando Perna. O impacto económico do sector do desporto no concelho é calculado em 67,9 milhões de euros anuais, podendo atingir os 74,7 milhões se registar um aumento em 10% o número de praticantes.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães lembrou que estes resultados são uma “sequência de muitos anos de trabalho” e eleva a fasquia para o futuro apontando o “caminho da excelência”. Domingos Bragança sublinhou que “a modalidade em que Guimarães pretende ser campeão é no índice da prática desportiva" e recordou, ainda, a criação do Centro de Estudos do Desporto apelando aos responsáveis dos clubes e associações presentes nesta sessão para aderirem às ações de formação.
O valor total dos subsídios atribuídos é de 807.250 euros, divido pelas categorias: apoio à construção e requalificação de instalações desportivas; apoio à formação desportiva; apoio à realização de eventos desportivos e apoio à atividade competitiva internacional e deslocações ao estrangeiro. Domingos Bragança destacou a atenção do Município em dotar os clubes de melhores condições e daí resulta o apoio de à construção e requalificação de instalações desportivas no valor de 392 mil euros, apoio à formação desportiva no valor 377.750,00 euros, apoio à realização de eventos desportivos no valor de 35.500 euros e apoio à atividade competitiva internacional e deslocações ao estrangeiro no valor de 2.000 euros.
Novos pisos sintéticos
Mantendo-se a necessidade de dotar os principais clubes do concelho com relvados sintéticos, potenciando o seu desenvolvimento desportivo e a aposta na formação de jovens, a Câmara Municipal irá apoiar a construção de mais dois novos relvados sintéticos em Selho S. Lourenço e Prazins Sto. Tirso. Para estes novos relvados sintéticos foi atribuído um subsídio de 200 mil euros a cada clube, através de Contrato-Programa e que implicará a disponibilização de uma verba anual de 50.000 euros, durante 4 anos.
Considerando a necessidade de requalificação de algumas instalações desportivas que exigem uma intervenção urgente no sentido de requalificar pisos desportivos e balneários em clubes desportivos com uma forte dinâmica formativa, a Câmara Municipal decidiu atribuir subsídios ao Centro Social e Paroquial de Candoso, Clube Caçadores das Taipas, União Desportiva de Polvoreira, a Associação de Ciclismo do Minho, Clube Desportivo de Ponte e Fórum Airão S. João.
Foram atribuídos, também, subsídios a sete associações referente ao apoio à realização de eventos desportivos, num valor global de 35.500 euros, distribuídos pela Associação de Futebol Popular de Guimarães (15 mil euros), Associação de Ciclismo do Minho (10 mil euros), ERDAL - Trail de Urgezes/Trail Fundador (cinco mil euros), UCRD de Guardizela (dois mil euros), Núcleo de Atletismo das Taipas (dois mil euros), Casa do Povo de Cerzedo (mil euros) e Clube Desportivo de Guimarães/Kickboxing (quinhentos euros).
Os clubes que assinaram contrato-programa de apoio à formação foram os seguintes:
Vitória Sport Clube, Moreirense FC, Clube Desportivo Xico Andebol, CART, Casa do Povo de Fermentões, FC "Os Piratas de Creixomil", Guimarães Rugby Union Football Club, GDR "Os Amigos de Urgeses", Clube Caçadores das Taipas, Brito Sport Clube, CCD Desportivo de Ronfe, Pevidém Sport Clube, GD União Torcatense, Os Sandinenses, GCD Águias Negras de Tabuadelo, CD Ponte, GRCD Candoso Santiago, GRC Aldão, UD Polvoreira, ACD Ases Santa Eufémia, Academia de Patinagem de Guimarães, GD Selho, GD Unidos do Cano, Associação Juvenil de Karaté de Portugal, JUNI, GTeam - Guimarães Football Club, Salgueiral (SARC), Centro Social de Brito, Núcleo de Atletismo das Taipas, ARCAP, Clube de Ténis de Guimarães, União Desportiva de Airão, Associação AMAR BTT Torcatense, Associação Cultural e Recreativo de Lordelo, Clube Rope Skipping das Taipas, ACRD Nespereira, Centro Social e Paroquial de Candoso, UCRD de Guardizela, GDRC Os Mesmos das Cancelas da Veiga, ADC KFT Guimarães, Clube de Ténis de Mesa das Taipas, Clube Desportivo de Guimarães, Clube de Ténis das Taipas, GuimaGym, GDR Donim e GD Serzedelo.
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães e Xico Andebol celebram o Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e a PazNotícias gerais
Município de Guimarães e Xico Andebol celebram o Dia Internacional do ...
04 Abr -
Arranque da Liga Neno decorreu no campo de jogos do Santiago e Mascotelos FCNotícias Desporto
Arranque da Liga Neno decorreu no campo de jogos do Santiago e Mascotelos FC
27 Mar