“Caminhada Inclusiva” em Guimarães assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Gala intitulada “Diferentes Vozes: Por uma Vida Digna para Todos” encerra programa no dia 14 de dezembro. Evento promovido pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência realiza-se no CCVF.
Utentes, familiares, colaboradores, dirigentes e agrupamentos de escolas participaram na quarta edição da “Caminhada Inclusiva”, que percorreu esta quarta-feira, 07 de dezembro, as principais ruas do centro da cidade, no âmbito do programa de comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que Guimarães está a celebrar ao longo de duas semanas e que termina no próximo dia 14 de dezembro, às 10 horas, com a realização de uma gala no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
O espetáculo, intitulado “Diferentes Vozes: Por uma Vida Digna para Todos”, envolverá duas centenas de utentes em palco, pertencentes a sete instituições de âmbito social, encerrando o programa “Por uma Vida Digna para Todos”, que a Câmara de Guimarães, através do seu Fórum Municipal, deu início no final de novembro. A gala incluirá apresentações da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Cercigui, CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira.
«Estas iniciativas apenas são possíveis devido ao trabalho e ao amor pela causa que todos vocês, dirigentes das instituições, professores e monitores dedicam a estas comemorações. Daí o nosso reconhecimento e gratidão, pelo estímulo, contributo, entusiasmo e paixão que devotam a estas pessoas tão especiais. É o vosso empenho e dedicação que fazem estes jovens tão felizes, como se consegue ver pelo rosto de cada um deles!», afirmou Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em representação do Presidente do Município.
Paula Oliveira, vereadora com competências delegadas na área da Ação Social, considerou que «estas ações permitem sensibilizar a comunidade, embora saibamos que todos nascemos com direitos iguais! Há um caminho a percorrer e estes jovens também merecem uma vida feliz, digna e realizada», disse, na receção aos participantes da Caminhada Inclusiva, no Largo Cónego José Maria Gomes.
A quarta edição desta iniciativa partiu do Paço dos Duques de Bragança em direção ao Largo Martins Sarmento, Rua Serpa Pinto, Av. Alberto Sampaio (Muralha), Alameda S. Dâmaso, Largo do Toural, Rua de Santo António, Largo dos Laranjais e Largo Cónego José Maria Gomes. Na chegada ao edifício da Câmara Municipal, foi lido um Pregão subordinado ao tema da inclusão e efetuada uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Guimarães.
Notícias relacionadas
-
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamentoNotícias Social
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os ...
17 Mai -
Ação Social Integrada de Guimarães promove formação para equipas de apoio a pessoas vulneráveis e migrantesNotícias Social
Ação Social Integrada de Guimarães promove formação para equipas de apoio a ...
10 Mai