Dia Municipal para a Igualdade debate Direitos Humanos das pessoas LGBTI+
A formação, uma iniciativa pioneira conjunta do Município, do E.M.I. (Espaço Municipal para a Igualdade), da C.I.G. (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e do Projeto Bússola, contou com a presença de diversas entidades que atuam no domínio social.
O Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão foi palco, na manhã desta terça feira, de uma formação destinada a profissionais com o tema "Igualdade e Direitos Humanos das pessoas LGBTI+". A formação, uma iniciativa pioneira conjunta do Município, do E.M.I. (Espaço Municipal para a Igualdade), da C.I.G. (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e do Projeto Bússola – Casa do Povo de Fermentões, contou com a presença de diversas entidades que atuam no domínio social.
Na intervenção de abertura, Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade, reforçou a importância e o impacto que o Projeto Bússola tem tido no país inteiro, evidenciado através dos contactos que têm sido efetuados de parceiros e cidadãos oriundos de todo o território nacional.
Como já noticiado em janeiro deste ano, o Município de Guimarães assumiu a descentralização de competências na área social, criando a A.S.I.G. – Ação Social Integrada de Guimarães, permitido uma maior articulação entre diferentes entidades e a partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para uma intervenção mais eficaz e ajustada às necessidades da população. Paula Oliveira afirmou que o trabalho e disponibilidade da ASIG e do seu corpo técnico tem permitido responder a necessidades da população de forma mais célere e eficaz. “Ainda há muito caminho a percorrer” no que toca aos direitos humanos e LGBTI+, afirma a vereadora, “mas estamos no caminho certo e Guimarães está a fazer a sua parte”.
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães promove “Carnaval da Infância” e “Carnaval Sénior” em FermentõesNotícias geraisNotícias Social
Município de Guimarães promove “Carnaval da Infância” e “Carnaval Sénior” em ...
01 Fev -
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de AlzheimerNotícias geraisNotícias Social
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de ...
20 Jan