Dia Municipal para a Igualdade debate Direitos Humanos das pessoas LGBTI+
A formação, uma iniciativa pioneira conjunta do Município, do E.M.I. (Espaço Municipal para a Igualdade), da C.I.G. (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e do Projeto Bússola, contou com a presença de diversas entidades que atuam no domínio social.
O Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão foi palco, na manhã desta terça feira, de uma formação destinada a profissionais com o tema "Igualdade e Direitos Humanos das pessoas LGBTI+". A formação, uma iniciativa pioneira conjunta do Município, do E.M.I. (Espaço Municipal para a Igualdade), da C.I.G. (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e do Projeto Bússola – Casa do Povo de Fermentões, contou com a presença de diversas entidades que atuam no domínio social.
Na intervenção de abertura, Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade, reforçou a importância e o impacto que o Projeto Bússola tem tido no país inteiro, evidenciado através dos contactos que têm sido efetuados de parceiros e cidadãos oriundos de todo o território nacional.
Como já noticiado em janeiro deste ano, o Município de Guimarães assumiu a descentralização de competências na área social, criando a A.S.I.G. – Ação Social Integrada de Guimarães, permitido uma maior articulação entre diferentes entidades e a partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para uma intervenção mais eficaz e ajustada às necessidades da população. Paula Oliveira afirmou que o trabalho e disponibilidade da ASIG e do seu corpo técnico tem permitido responder a necessidades da população de forma mais célere e eficaz. “Ainda há muito caminho a percorrer” no que toca aos direitos humanos e LGBTI+, afirma a vereadora, “mas estamos no caminho certo e Guimarães está a fazer a sua parte”.
Notícias relacionadas
-
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan -
1.300 crianças cantam os Reis no Centro Histórico de Guimarães na sexta-feira, 15 de janeiroNotícias geraisNotícias Social
1.300 crianças cantam os Reis no Centro Histórico de Guimarães na ...
12 Jan