Domingos Bragança destaca o compromisso com a sustentabilidade em encontro internacional de Educação Ambiental
“Se todos estivermos comprometidos com a luta pela sustentabilidade e ambiente, conseguiremos um futuro melhor”, afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no I Encontro Internacional de Educação Ambiental, que decorreu no Laboratório da Paisagem.
Esta quinta-feira, 25 de janeiro, no Laboratório da Paisagem, realizou-se a sessão de abertura do I Encontro Internacional de Educação Ambiental, que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, Presidente do Laboratório da Paisagem e responsável pela Candidatura a Capital Verde Europeia, Dalila Sepúlveda, vice-presidente do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, e de representantes das cidades geminadas com Guimarães.
Na sua intervenção, e perante um auditório repleto, Domingos Bragança abordou os 17 objetivos do ambiente sustentável como metas a alcançar, manifestando o seu desejo de ver Guimarães tornar-se Capital Verde Europeia. Destacando os esforços anteriores e o compromisso contínuo com a causa ambiental, o edil vimaranense enfatizou a importância do envolvimento da comunidade e a necessidade de todos serem “eco-cidadãos, eco-professores e eco-líderes”, comprometidos com a luta pela sustentabilidade. Referindo-se à qualidade do ar, Domingos Bragança considera-a um bem patrimonial que importa defender e cuidar, assim como a água e o solo. “Se todos estivermos comprometidos com a luta pela sustentabilidade e ambiente, conseguiremos um futuro melhor”, afirmou.
Abordando ainda a questão da mobilidade, o presidente da Câmara defendeu várias soluções, como por exemplo a criação de vias dedicadas e a implementação do metro ligeiro de superfície, que considera medidas fundamentais para resolver o desafio de criar alternativas fiáveis ao automóvel, melhorando a coesão territorial.
Adelina Pinto, presidente do Laboratório da Paisagem, expressou o reconhecimento a Domingos Bragança por ter introduzido, em 2013, a sustentabilidade como prioridade política, salientando a importância de mudar as pessoas para mudar o mundo, uma alusão à iniciativa PEGADAS, programa educacional ambiental dirigido às crianças que tem como estratégia a mudança comportamental das famílias.
A Presidente do Laboratório da Paisagem destacou ainda a preocupação com a sustentabilidade tida na preparação do evento, uma vez que foram adotadas práticas como um menu vegetariano sazonal e localmente confecionado, brindes produzidos a partir de resíduos, reutilização dos materiais usados durante o evento, medição da pegada ecológica e uma ação de plantação conjunta.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Qmob.pt: a Mobilidade Urbana com informação em tempo real em Guimarães
Qmob.pt: a Mobilidade Urbana com informação em tempo real em Guimarães
21 Ago