Estabelecimentos de ensino e ginásios mobilizados para o Dia do Desafio Mundial em Guimarães
É total o entusiasmo e a mobilização para o programa que se realiza esta quarta-feira em Guimarães no âmbito do World Challenge Day (Dia do Desafio Mundial). Escolas, ginásios e população em geral corresponderam ao apelo e serão muitos os vimaranenses, de todas as idades, a praticar exercício físico durante 15 minutos e a “medir forças” com Al Batinah e Budapeste.
Está a ser surpreendente a adesão à iniciativa "Take Back Your Streets, Take Back Your Future!" – World Challenge Day (Dia do Desafio Mundial), promovida pela Tafisa - The Association for International Sport for All, e na qual Guimarães participa esta quarta-feira, 25 de maio. Aulas de educação física, zumba, dança, fitness, ginástica, ginástica sénior, corrida, jogos tradicionais, jogos e treinos de futebol, andebol, voleibol, ténis, boccia, rope skipping e até um triatlo são algumas das inúmeras atividades propostas e que irão envolver participantes de todas as idades.
O World Challenge Day vai mobilizar milhares de vimaranenses e os estabelecimentos de ensino e ginásios do concelho de Guimarães responderam ao desafio prometendo uma participação expressiva. A estes juntam-se centros sociais e recreativos, associações culturais e desportivas, juntas de freguesia, casas do povo, grupos de amigos, clubes, ginásios e academias, todos imbuídos de espírito do espírito de inscrever o nome de Guimarães na galeria mundial das cidades amigas do desporto e da atividade física.
A abertura oficial do World Challenge Day realiza-se no Centro Cultural Vila Flor, onde 700 crianças do 4º ano do ensino básico completarão um logotipo humano nos jardins do CCVF, a partir das 09:30 horas. Ao longo do dia, será efetuado o acompanhamento de todos os grupos participantes e partilhados, nas redes sociais, fotografias e vídeos alusivos ao acontecimento, tendo em vista a divulgação local e internacional do evento. A sessão de encerramento decorrerá às 19:30 horas, com uma aula de grupo no espaço exterior Complexo de Piscinas de Guimarães, se as condições do estado do tempo assim o permitirem.
Guimarães integra o Grupo III (cidades com 100.000 a 250.000 mil habitantes) e terá como adversárias a cidade de Al Batinah (Sultanato de Omã) e o IV Distrito de Budapeste (Hungria) neste Dia do Desafio Mundial TAFISA em que se pretende mobilizar o maior número de pessoas a praticar exercício físico durante, pelo menos, 15 minutos consecutivos. A cidade que apresentar maior número de participantes relativamente às suas oponentes de grupo, receberá uma distinção como cidade desportiva socialmente responsável e passará a figurar na galeria mundial de cidades amigas do desporto e da atividade física.
Um total de 20 países (entre os quais Estados Unidos da América, Japão, Israel, Brasil, Qatar, Sultanato de Omã, Ucrânia, Espanha e Portugal) e 48 cidades participam neste desafio global. Guimarães é a única cidade portuguesa a participar neste evento, que será acompanhado através da página www.facebook.com/Municipio.Guimaraes.Comunicacao onde serão partilhadas imagens dos diferentes grupos participantes.
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães e Xico Andebol celebram o Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e a PazNotícias gerais
Município de Guimarães e Xico Andebol celebram o Dia Internacional do ...
04 Abr -
Arranque da Liga Neno decorreu no campo de jogos do Santiago e Mascotelos FCNotícias Desporto
Arranque da Liga Neno decorreu no campo de jogos do Santiago e Mascotelos FC
27 Mar