Festival Húmus abre com apresentação do livro 'Raul Brandão e a Casa do Alto'
Festival Literário de Guimarães - Húmus - decorre de 7 a 12 de março, com destaque para a homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís.
Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Municipal organiza o Festival Literário de Guimarães, depois de um ano marcado pelas comemorações dos 150 anos de Raul Brandão. O autor de Húmus continua a merecer destaque pelo legado cultural que deixou, através das suas obras. De 7 a 12 de março, na Biblioteca Municipal Raul Brandão (com exceções referenciadas), cumpre-se o programa do Festival Húmus, assinalando-se também o 26.º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão no dia de abertura do Festival. Logo no primeiro dia, 7 de março, quarta-feira, pelas 18h30, decorre a apresentação do livro "Raul Brandão e a Casa do Alto" por Secundino Cunha e Manuel Roque, seguida de uma palestra alusiva ao tema "O Cadete Raul Brandão" por António José Pereira da Costa.
No dia 8 de março (quinta-feira), às 18h00, tem lugar a entrevista moderada por Tito Couto a Maria Antónia Palla, uma defensora da liberdade de pensamento e da liberdade de imprensa, que lhe valeu a distinção de Comendadora da Ordem da Liberdade. Foi a primeira mulher a ocupar o lugar de vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e a primeira mulher a assumir a presidência da Caixa de Previdência dos Jornalistas, cargo que desempenhou durante doze anos, até ao encerramento daquela instituição.
Para sexta-feira, 9 de março, às 10h00, está programado o debate sobre o tema "A política no feminino: outras formas de pensar", com a participação de várias mulheres ligadas à vida política local e com moderação de Paulo Lopes Silva.
Quatro mesas redondas, com temas no feminino, completam o programa de sábado (10 de março). Helena Vasconcelos e Cristina Branco falam sobre o tema "É difícil viver com escritores", às 15h00, na Mesa 1, com moderação de Paulo M. Morais. Uma hora mais tarde o tema "Reais e ficcionadas: mulheres que deram personagens de romance" junta Filipa Melo e Isabel Rio Novo na mesma mesa, com Tito Couto. Às 17h00 está programado o tema "Mas afinal o que é isso de literatura feminina?", com a participação de Carla Maia de Almeida e Dulce Maria Cardoso. Às 21h30 terá lugar a homenagem a Agustina Bessa-Luís, "70 anos de estreia literária com Mundo Fechado". Integram esta mesa Isabel Pires de Lima, Miguel Zenha e Mónica Baldaque, com moderação de Tito Couto.
No fim de semana (10/11 de março), a Junta de Freguesia de Nespereira organiza a "Feira da época 1900" com dois atos: Ao encontro de Raul Brandão e o Casamento de Raul Brandão com Maria Angelina. Ainda no domingo (11 de março) está programado a Entrevista de Vida a Carlos Fiolhais, com moderação de Tito Couto. Esta sessão decorre a partir das 11 horas, no Café Milenário.
O programa do Festival Húmus encerra na segunda-feira, 12 de março, com o espetáculo "Estavas linda, Inês, posta em sossego", às 16h00, no Auditório da Universidade do Minho. Às 18h00, o tema "Maria Angelina na obra de Raul Brandão" será exposto numa mesa redonda com a participação de Maria João Reynaud e Miguel Real. A terminar está previsto uma conferência sob o tema "Os croquis políticos de Raul Brandão: um jogo de máscaras e fronteiras", por Norberto Cunha, às 21h30, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.
O Festival Húmus é organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e Biblioteca Municipal Raul Brandão, com o apoio da Booktailors, Sociedade Martins Sarmento e Junta de Freguesia de Nespereira.
Notícias relacionadas
-
Festival Húmus em Guimarães celebra 150 anos de Raul Brandão até domingo, 12 de marçoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Festival Húmus em Guimarães celebra 150 anos de Raul Brandão até domingo, 12 ...
07 Mar -
Francisco José Viegas em Guimarães na edição de fevereiro da iniciativa “Escritor no Concelho”Notícias EducaçãoNotícias gerais
Francisco José Viegas em Guimarães na edição de fevereiro da iniciativa ...
18 Fev