Guia para o Voluntariado de Emergência Social apresentado em Guimarães
Durante a tarde de quarta feira, no Palácio do Vila Flor, foi apresentado o Guia numa sessão que contou com a participação de vários parceiros sociais do Município de Guimarães
No âmbito do Projeto VES – Voluntariado de Emergência Social e na sequência do trabalho já efetuado pelo Banco Local de Voluntariado realizou-se, no dia 28 de junho, no Palácio de Vila Flor, o lançamento do Guia de Voluntariado de Emergência Social – VES, como produto resultante do Projeto.
Paula Oliveira, vereadora de Ação Social, na sua intervenção, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projetos de inovação social “para alavancar o investimento social nos territórios, promover a equidade, o desenvolvimento e a inclusão social”. Referindo-se à área de intervenção do VES, Paula Oliveira defendeu a vontade dos idosos em ficar em suas casas, desde que tenham condições e qualidade de vida, o que torna este projeto fulcral para o combate à solidão e para apoiar os seniores nesta vontade.
O Município de Guimarães assumiu-se como investidor social do Projeto de Emergência Social promovido pela Pista Mágica e financiado pela Portugal Inovação Social, que tem como objetivo a criação e gestão de um corpo de Voluntários de Emergência Social (VES) para situações sinalizadas, que necessitem de resposta imediata. Foi dada prioridade aos idosos do Programa “Guimarães 65+” que se encontrem em isolamento social.
O Guia consiste num livro com 40 páginas, editado pela Pista Mágica – Associação e da autoria de Ana Gonçalves e Filipa Pisco, que aborda temas como a “Emergência Social e Gestão de Crise”, a “Importância da integração de pessoas voluntárias na gestão e crise”, “gestão de voluntariado de emergência social”, “gestão emocional em contexto de crise” e ainda conta com anexos que abordam os “primeiros socorros psicológicos”, “Cenários de autocuidado” e “exercício da autocompaixão”.
Notícias relacionadas
-
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan -
1.300 crianças cantam os Reis no Centro Histórico de Guimarães na sexta-feira, 15 de janeiroNotícias geraisNotícias Social
1.300 crianças cantam os Reis no Centro Histórico de Guimarães na ...
12 Jan