Guimarães acolheu a primeira maratona de empreendedorismo social
Participantes apresentaram 13 ideias de projetos inovadores com potencial de responderem aos desafios colocados na área social.
Os participantes na primeira Social InnovAthon do Projeto ASA – Ave Social Angels – deram asas à criatividade e apresentaram, em equipa, 13 ideias de projetos inovadores com potencial de responderem aos desafios colocados no âmbito social. Tratou-se de um primeiro momento de contacto e capacitação da população juvenil para o empreendedorismo social, ao qual será dado seguimento através da realização de um Bootcamp, em meados do mês de maio.
Este evento, organizado pela Sol do Ave, com o apoio do Município de Guimarães, teve lugar na Pousada de Juventude de Guimarães e na Fraterna, no passado fim de semana.
Os jovens foram desafiados a pensarem e apontarem soluções inovadoras para a resolução de alguns desafios da região, numa maratona de empreendedorismo social, organizada em parceria com os projetos CLDS Famalicão 3G, Geração Lanhoso, Guimarães Inclusivo e Vieira a Crescer. Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 60 jovens dos concelhos de Guimarães, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão e uma equipa de cinco formadores/as do IES – Social Business School (primeira escola portuguesa de negócios focada na inovação e empreendedorismo social).
A abertura do evento contou com a participação dos alunos do Curso Profissional de Marketing da Escola Secundária Francisco de Holanda, que presentearam a plateia com uma performance ao som da música “Livre” de Mariza. Entretanto, seguiu-se uma aula de zumba que proporcionou aos participantes um momento de lazer e bem-estar.
Na parte final, o Projeto TABU! dirigiu-se à plateia e levou a cabo uma ação motivacional, chamando a atenção para a existência de desigualdades de géneros e para a importância do papel de todos na luta por uma sociedade mais justa. O encerramento da atividade contou com a vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira.
Notícias relacionadas
-
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantesNotícias EducaçãoNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães procura soluções para a integração de crianças migrantes
16 Fev -
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+Notícias geraisNotícias SocialOutras Notícias
Projeto Bússola é pioneiro no Minho na resposta à comunidade LGBTQIA+
08 Fev