Guimarães celebra 10 anos de apoio a idosos isolados e em situação de vulnerabilidade
Ao longo dos últimos 10 anos, o "Guimarães 65+" tem desempenhado um papel fundamental no combate ao isolamento e à negligência enfrentados pelos idosos no concelho.
O programa "Guimarães 65+" celebrou esta semana, no Auditório da Universidade do Minho, uma década de existência na presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, vereadora, e vários parceiros sociais, revelando um balanço significativo no apoio a mais de 3 mil idosos que enfrentavam situações de isolamento ou negligência dentro do concelho.
Na sua intervenção, Domingos Bragança enfatizou a importância do cuidado para com a população idosa, destacando que "o progresso de uma sociedade é evidente na forma como trata os seus idosos. É crucial prestarmos atenção àqueles que tanto contribuíram para estarmos aqui hoje". O presidente sublinhou que o combate ao isolamento "é uma responsabilidade partilhada por todos e, muitas vezes, proporcionar companhia aos mais velhos é suficiente para fazer a diferença nas suas vidas".
O Programa Guimarães 65+ tem como objetivos fundamentais a prevenção e combate ao isolamento e às situações de negligência das pessoas idosas em situação de fragilidade, visando aumentar a sua segurança, bem-estar e fortalecer a solidariedade na rede social e familiar em que se inserem. Este programa destaca-se não só pela sua abrangência e a crescente urgência da problemática que aborda, mas também pela sua estrutura colaborativa.
Para a execução deste Programa, é crucial a forte cooperação das instituições do concelho que fazem parte da Rede Social de Guimarães e atuam no território através dos gestores sociais, que representam o "rosto" do Programa junto dos idosos.
Durante este evento, foram estabelecidos 43 protocolos de colaboração com as entidades parceiras, além de fornecidos recursos e meios informáticos aos 45 gestores sociais para fortalecer as suas funções.
Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, expressou a sua satisfação com o extremamente positivo balanço destes 10 anos de trabalho próximo com mais de 3 mil idosos, destacando a importância dos recursos humanos e institucionais dedicados ao Programa, refletindo uma Rede Social extremamente diligente e comprometida no trabalho com a população idosa em situação de isolamento e solidão.
Também foram partilhados testemunhos de idosos que participaram no âmbito do Programa Guimarães 65+, descrevendo a alegria e a satisfação por se sentirem acompanhados e acarinhados pelos gestores sociais, afastando assim o sentimento de solidão que os assolava.
Decorreram ainda dois momentos lúdicos, com a atuação de dois grupos, onde parte dos participantes são idosos beneficiários do Programa Guimarães 65+. Tratou-se de um excerto da peça de teatro “Mesa Cheia”, do grupo “Então Vamos” da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) e uma outra com o grupo de cavaquinhos da Cooperativa de Arte, Intervenção Social e Animação (CAISA).
O Guimarães 65+ pretende continuar desempenhando este papel crucial junto dos idosos mais isolados, alterando esta realidade e proporcionando-lhes mais qualidade de vida e bem-estar dentro do seu ambiente natural.
Notícias relacionadas
-
Casa do Povo de Briteiros comemora 50 anos com tradicional Festival Internacional de Folclore
Casa do Povo de Briteiros comemora 50 anos com tradicional Festival ...
01 Ago -
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul